Os Congressos Nacionais de Educação (CONEDs): perspectivas de unificação das lutas pela educação pública
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54856Palavras-chave:
Coneds, FNDEP, Movimentos sindicais da educaçãoResumo
Este artigo analisa o novo ponto de partida do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública (FNDEP) no âmbito da construção dos Congressos Nacionais de Educação (CONEDs). Propõe compreender o protagonismo das entidades sindicais dos trabalhadores da educação frente a derrota da proposta de sistema nacional de educação unitário (SNE), devido a aprovação da Lei 9.394/1996. Para o presente estudo esta resolução do Fórum coloca o desafio de interpelar as entidades sindicais do campo educacional a partir da análise de dois elementos interligados. O primeiro diz respeito à iniciativa do FNDEP em construir consenso em torno do SNE. O segundo elemento está relacionado com o objetivo dos CONEDs em disputar hegemonia frente às políticas neoliberais.
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