Os Congressos Nacionais de Educação (CONEDs): perspectivas de unificação das lutas pela educação pública

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54856

Palavras-chave:

Coneds, FNDEP, Movimentos sindicais da educação

Resumo

Este artigo analisa o novo ponto de partida do Fórum Nacional em Defesa da Escola Pública (FNDEP) no âmbito da construção dos Congressos Nacionais de Educação (CONEDs). Propõe compreender o protagonismo das entidades sindicais dos trabalhadores da educação frente a derrota da proposta de sistema nacional de educação unitário (SNE), devido a aprovação da Lei 9.394/1996. Para o presente estudo esta resolução do Fórum coloca o desafio de interpelar as entidades sindicais do campo educacional a partir da análise de dois elementos interligados. O primeiro diz respeito à iniciativa do FNDEP em construir consenso em torno do SNE. O segundo elemento está relacionado com o objetivo dos CONEDs em disputar hegemonia frente às políticas neoliberais.

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Biografia do Autor

Juliana Argollo Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Doutora em Educação (UFRJ). Professora substituta da Faculdade de Educação (UERJ). Pesquisadora do Colemarx: https://colemarx.educacao.ufrj.br/. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6558811118779184. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0069-5909. E-mail: julianaargollo@gmail.com.

Vânia Cardoso Motta, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Doutora em Serviço Social/UFRJ. Pós-doutorado em Políticas Públicas (UERJ). Professora associada da Faculdade de Educação (UFRJ). Pesquisadora do Colemarx: https://colemarx.educacao.ufrj.br/. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9019395807508288. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-7946-928X. E-mail: vaniacmotta@gmail.com.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Silva, J. A. ., & Motta, V. C. . (2023). Os Congressos Nacionais de Educação (CONEDs): perspectivas de unificação das lutas pela educação pública. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 17–35. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54856