Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação

Autores

  • Felipe Alencar Universidade Federal do ABC (UFABC)
  • Isaac Oliveira Moutinho Junior Rede Estadual de São Paulo https://orcid.org/0000-0002-1661-570X
  • Márcia Aparecida Jacomini Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54845

Palavras-chave:

Inova Educação, Gestão democrática, Grupo Escola Pública e Democracia, Participação ativa, Resistências na escola

Resumo

À luz da perspectiva gramsciana de construção social da escola como espaço de disputa de hegemonia, o artigo apresenta análises e reflexões das experiências do Grupo Escola Pública e Democracia, que reúne comunidades de 15 escolas estaduais de São Paulo. Por meio de registros de pesquisa participante, exibe-se o processo de apropriação, resistências e criação de alternativas político-pedagógicas durante a implementação do programa Inova Educação, na rede estadual de São Paulo, entre 2018-2021. Ainda que num contexto repressivo e com certas contradições das resistências, a comunidade escolar não somente reproduz a política educacional, mas interage, atua e reflete, se houver condições de autonomia político-pedagógica e espaços de participação ativa para gestão democrática do ensino público.

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Biografia do Autor

Felipe Alencar, Universidade Federal do ABC (UFABC)

Mestre em Educação (USP). Pedagogo da Universidade Federal do ABC (UFABC). Pesquisador da Rede Escola Pública e Universidade (REPU), do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Unifesp) e do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Educação (USP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8382339312873192. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-2011-8941. E-mail: alencar.felipe@ufabc.edu.br

Isaac Oliveira Moutinho Junior, Rede Estadual de São Paulo

Graduado em Matemática e Pedagogia (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos). Diretor de Escola da Rede Estadual de São Paulo. Membro do Grupo Escola Pública e Democracia. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7759905363655776. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1661-570X. E-mail: isaac52moutinho@gmail.com.

Márcia Aparecida Jacomini, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Doutora em Educação (USP). Professora da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Política Educacional e Gestão Escolar (Unifesp) e pesquisadora da Rede Escola Pública e Universidade (REPU). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4864013782006939. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-2936-3174. E-mail:  jacominimarcia@gmail.com.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Alencar, F., Junior, I. O. M. ., & Jacomini, M. A. (2023). Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 158–180. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54845