Resistências, apropriações e alternativas de escolas ao programa Inova Educação
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54845Palavras-chave:
Inova Educação, Gestão democrática, Grupo Escola Pública e Democracia, Participação ativa, Resistências na escolaResumo
À luz da perspectiva gramsciana de construção social da escola como espaço de disputa de hegemonia, o artigo apresenta análises e reflexões das experiências do Grupo Escola Pública e Democracia, que reúne comunidades de 15 escolas estaduais de São Paulo. Por meio de registros de pesquisa participante, exibe-se o processo de apropriação, resistências e criação de alternativas político-pedagógicas durante a implementação do programa Inova Educação, na rede estadual de São Paulo, entre 2018-2021. Ainda que num contexto repressivo e com certas contradições das resistências, a comunidade escolar não somente reproduz a política educacional, mas interage, atua e reflete, se houver condições de autonomia político-pedagógica e espaços de participação ativa para gestão democrática do ensino público.
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