Políticas públicas e interseccionalidade: debatendo gênero, raça e classe no sistema socioeducativo
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54835Palavras-chave:
Adolescentes, Tripla Discriminação, Privação de Liberdade, Políticas Públicas InterseccionaisResumo
O objetivo do estudo é discutir políticas públicas tendo como base a interseccionalidade entre gênero, raça e classe no sistema socioeducativo. A metodologia compreendeu estudo bibliográfico, permitindo um aprofundamento dos fenômenos a partir de bases de dados pesquisadas. Concluiu-se que a incorporação do gênero, raça e classe no sistema socioeducativo potencializa as discriminações, opressões e punições das adolescentes privadas de liberdade. Assim, destaca-se a necessidade de formular políticas públicas interseccionais que apontem as dimensões estruturantes e contemplem as demandas das adolescentes como enfrentamento da violência institucional. Propõe-se discutir o projeto de privação de liberdade, a qual objetiva manter os aspectos ideológicos e conservadores para manutenção da ordem.
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