Novo Ensino Médio e economia comportamental: fundamentos para modelar o comportamento da classe trabalhadora no contexto de crise

Autores

  • Thiago Vasquinho Siqueira Universidade Federal Fluminense (UFF)/Faculdade de Educação
  • Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) https://orcid.org/0000-0002-7183-9589

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54767

Palavras-chave:

Novo Ensino Médio, Banco Mundial, Economia Comportamental, Competências, Modelar Comportamento

Resumo

Recentemente se intensificaram os debates sobre a implementação do “Novo Ensino Médio” no Brasil. Este artigo analisa as bases da implementação de políticas educacionais com foco na modelagem dos comportamentos, difundidas mundialmente, sobretudo, após a crise de 2008. É analisado um conjunto de fontes produzidas pelo Banco Mundial e por autores da chamada Economia Comportamental (EC), que vem influenciando o contexto de reformas educacionais atuais. O artigo conclui que o “Novo Ensino Médio” tem bases teóricas definidas a partir dos referenciais da EC, sendo sua implementação o desdobramento de intensa articulação promovida por organizações como o Banco Mundial.

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Biografia do Autor

Thiago Vasquinho Siqueira, Universidade Federal Fluminense (UFF)/Faculdade de Educação

Doutor em Educação (UFRJ). Professor Substituto da Faculdade de Educação da UFF. Pesquisador do Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (UFRRJ). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8571745523558612. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5847-4001. E-mail: tvasquinho@yahoo.com.br

Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação (UFRJ). Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc). Coordenador do Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (UFRRJ). Membro filiado à International Gramsci Society do Brasil (IGS) e à Red Latinoamericana y Caribña de Estudos Gramscianos. Coordenador da coluna Tubarões da Educação no portal Esquerda On Line. Currículo Lattes: https://lattes.cnpq.br/1913716021055272. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7183-9589. E-mail: rodrigo1281@yahoo.com.br

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Siqueira, T. V. ., & Lamosa, R. de A. C. . (2023). Novo Ensino Médio e economia comportamental: fundamentos para modelar o comportamento da classe trabalhadora no contexto de crise. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 36–56. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54767