Antiespecismo e pedagogia histórico-crítica: possibilidades emancipatórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.54688

Palavras-chave:

Educação ambiental, Veganismo, Escola, Conteúdos escolares

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o especismo como elemento constitutivo do metabolismo sociedade-natureza no capitalismo, materializado em uma estrutura social de exploração dos animais não-humanos pelos animais humanos. Destarte, o texto busca sustentar que a luta antiespecista tem a potencialidade de, ao defender a libertação dos animais não-humanos, contribuir tanto para uma forma de vida menos alienada e mais rica para os humanos, quanto para dirimir os impactos ambientais da indústria especista. Assim, dada sua possibilidade histórica, e por carregar em si potencialidades riquíssimas de formação humana, assume-se o antiespecismo como um conteúdo de educação escolar coerente com a pedagogia histórico-crítica.

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Biografia do Autor

Guilherme Torres Correa

Doutor em Educação (USP). Pesquisador independente. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6550127480294889. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-2543-8650. E-mail: correa.gt@gmail.com.

Camila Itikawa Gimenes, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutora em Educação (USP). Professora da educação básica e do ensino superior. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa "Estudos Marxistas em Educação" (UNESP). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3790743153676414. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7130-4517. E-mail: cigimenes@gmail.com.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Correa, G. T., & Gimenes, C. I. (2024). Antiespecismo e pedagogia histórico-crítica: possibilidades emancipatórias. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 340–355. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.54688