Movimento social de resistência à reforma do ensino médio: análise das ocupações estudantis no Espírito Santo 2015-2016
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54684Palavras-chave:
Ocupações estudantis, PEC nº 241/16, MP nº 746/16, Políticas educacionais e juventudeResumo
Analisamos as ocupações de escolas no Brasil e no estado do Espírito Santo em 2015 e 2016. Com base em categorias como Estado, bloco no poder, hegemonia e guerra de movimento e de posições evidenciamos por entrevistas e análise de publicações que, embora a ampla articulação das frações de classe dominante tenha combatido o movimento social com êxito na aprovação da Lei nº 13.415/17 e da EC n.95/16, os estudantes conseguiram ampliar forças, engajar novos sujeitos, garantir recuos na lei da reforma do ensino médio e, em nível local, colocar em xeque a composição do bloco no poder e afetar a legitimidade do programa Escola Viva, atrasando e descontinuando a implementação da reforma.
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