Possibilidades interventivas às opressões de gênero nas ofensivas capitalistas: a experiência educacional com migrantes do programa “Mulheres Sim” do IFSC/Joinville

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54635

Palavras-chave:

Extensão universitária, Formação de mulheres migrantes, Projeto educacional integração social

Resumo

As mulheres encampam uma extensa luta por igualdade de direitos e acesso igualitário aos espaços sociais de poder no interior da sociedade capitalista, de modo que a discriminação naturalizada obriga as mulheres a lutarem duas vezes: contra o capitalismo e contra a opressão masculina. No entanto, como diria Elisabeth Souza-Lobo “A classe operária tem dois sexos”, por isso, trata-se de um processo e uma luta conjunta, não sendo possível empreender em ordem sequencial: vencer o capitalismo para só então superar outras formas de opressão. São coisas indissociáveis e enfrentadas ao mesmo tempo. Por isso, queremos aqui apresentar a experiência do Programa “Mulheres Sim” no IFSC, em especial a do Câmpus Joinville, como possibilidade interventiva às opressões de gênero na sociedade capitalista, a qual comprova que a Universidade possui meios para propor novas práticas socioculturais na sociedade, proporcionando o empoderamento de grupos oprimidos através do conhecimento crítico, mas também prático quando o relaciona com a profissionalização para a autonomia.

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Biografia do Autor

Hanen Sarkis Kanaan, Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR)

Doutoranda em educação Universidade Tuiuti do Paraná (UTP/PR). Mestra em educação – UNIVILLE /SC. Professora concursada da rede pública estadual de Santa Catarina lecionando no ensino médio com a disciplina de História e com estágio supervisionado no curso de magistério. Pesquisadora junto ao grupo de pesquisa "Estado e Políticas Educacionais", link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1385303808316577. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8451647189378580. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0665-6783. E-mail: hanensc@gmail.com.

Francisca Vilandia de Alencar, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Mestra em História pela Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS-UEG). Advogada inscrita nos quadrados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Ceará sob o nº 40.224/CE. Pesquisadora junto ao grupo de pesquisa Capitalismo e História - Instituições, Cultura e Classes Sociais (UFG), link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6757125856084318. Bem como ao Grupo de Pesquisa História, Intelectuais e Ideologias (GPHII) vinculado a UEG, link: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7614565125241708. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2655669818477435. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0453-8388. E-mail: vilandiaalencar01@gmail.com

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Kanaan, H. S. ., & Alencar, F. V. de. (2023). Possibilidades interventivas às opressões de gênero nas ofensivas capitalistas: a experiência educacional com migrantes do programa “Mulheres Sim” do IFSC/Joinville. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(3), 265–281. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54635