Pesquisa em educação e luta de classes: o método de Marx na crítica às reformas educacionais globais

Autores

  • Inny Bello Accioly Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54531

Palavras-chave:

Marx, Políticas Educacionais, Reformas Educacionais, Capital Humano, Moçambique

Resumo

O artigo defende a atualidade da crítica de Marx à Economia Política, tanto como método para analisar a Economia Política da Educação que está por trás das reformas educacionais globais, quanto para lutar contra elas. O texto apresenta a crítica de Marx aos autores clássicos e o método que emergiu da crítica; apresenta uma crítica da Economia Política da Educação, a problemática do aumento da produtividade do trabalhador, a teoria do capital humano e a divisão internacional do trabalho; e apresenta elementos metodológicos a serem considerados na pesquisa em políticas educacionais, tomando como estudo as reformas educacionais em Moçambique. Conclui que, no atual estágio da divisão internacional do trabalho, a educação está mergulhada em contradições.

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Biografia do Autor

Inny Bello Accioly, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora da Universidade Federal Fluminense (UFF). Pesquisadora do Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação (COLEMARX/UFRJ) - https://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2528469014264498 Pesquisadora do Laboratório de Investigações em Educação, Ambiente e Sociedade (LIEAS/UFRJ). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7319745034492288  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7726-4536  E-mail: innyaccioly@hotmail.com 

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Accioly, I. B. (2023). Pesquisa em educação e luta de classes: o método de Marx na crítica às reformas educacionais globais. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 430–447. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54531