O Banco Mundial e seu projeto educacional para a América Latina e o Caribe: racismo, exploração e alienação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54506

Palavras-chave:

Banco Mundial, América Latina, Capital humano, Trabalho docente, Políticas públicas

Resumo

O objetivo geral deste texto é analisar o livro “Professores Excelentes: como melhorar a aprendizagem dos estudantes na América Latina e no Caribe”, produzido pelo pessoal que serve ao Banco Mundial. Para isso, como objetivo específico, tornou-se necessário apresentar a teoria do capital humano, a qual orienta as políticas educacionais promovidas pelo banco. O segundo objetivo específico é identificar os argumentos do pessoal do Banco Mundial à luz da teoria do capital humano e do neoliberalismo. Concluiu-se que três dimensões são fundamentais para se compreenderem as ideias contidas no livro analisado: a dimensão econômica; a dimensão colonialista; e a dimensão ideológica.

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Biografia do Autor

André Gomes da Conceição, Ministério da Defesa CBNB

Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (UERJ). Professor do Ministério da Defesa, Comando da Aeronáutica, CBNB. Pesquisador do Grupo de Pesquisas Currículo, Cultura e História (GEPEH/UFMS) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/189262 . Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3942579162368146 ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4751-6840 E-mail: andregomesdaconceicao@gmail.com

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Gomes da Conceição, A. (2023). O Banco Mundial e seu projeto educacional para a América Latina e o Caribe: racismo, exploração e alienação. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(3), 407–430. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i3.54506