Rejuvenescimento da teoria do capital humano: argumentos para a contrarreforma do ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.54498

Palavras-chave:

Teoria do capital humano, Políticas Educacionais, Novo Ensino Médio

Resumo

O texto buscou relacionar as bases do rejuvenescimento da  Teoria do Capital Humano (TCH) às diretrizes do Novo Ensino Médio (NEM). A revisão de literatura mostrou que a mudança da noção clássica de Capital Humano é efeito da sua expansão e assimilação em diferentes campos sociais, fortalecendo a lógica do capital e aguçando a disputa entre função social e econômica da educação. O estudo aponta três eixos de relação entre os fundamentos da reconfiguração da TCH e do NEM: instalação de novas bases sociais e produtivas e alinhamento delas ao NEM; flexibilização como eixo da reconfiguração da TCH e do NEM, que escamoteia a precarização na empregabilidade e na formação; e formação para a resignação, meritocracia, competição e individualidade.

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Biografia do Autor

Micaela Balsamo de Mello, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Mestre em Educação. Faculdade de Educação - FACED - Universidade Federal da Bahia - UFBA. Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GEPPOLE/PPGE/UFBA) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8392821817672983. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3617364797811788. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0442-8747. E-mail: mbalsamo@bol.com.br.

Rodrigo da Silva Pereira, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Doutor e Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação. Faculdade de Educação - FACED - Universidade Federal da Bahia - UFBA. Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GEPPOLE/PPGE/UFBA) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8392821817672983. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6321674512843602. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0371-3789. E-mail: rodrigosilvapereira@ufba.br.

Pedro Henrique Silva Santos Machado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO)

Mestre em Educação, Sociedade e Práxis Pedagógica. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IFBAIANO). Linha de Pesquisa Políticas e Gestão da Educação. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GEPPOLE/PPGE/UFBA) http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8392821817672983. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5092948120704483. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-6100-3104. E-mail: pedrossmachado@gmail.com.

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Balsamo de Mello, M., da Silva Pereira, R., & Silva Santos Machado, P. H. (2024). Rejuvenescimento da teoria do capital humano: argumentos para a contrarreforma do ensino médio. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 252–269. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.54498