Política Nacional de Educação Digital: uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira

Autores

  • Selma Borghi Venco Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) https://orcid.org/0000-0002-2637-3687
  • Allan Kenji Seki Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54144

Palavras-chave:

trabalho docente, tecnologia educacional digital, educação digital, PNED, ideologia

Resumo

O presente artigo discute a Política Nacional de Educação Digital (PNED) como aglutinadora das políticas de expansão de plataformas digitais na educação brasileira, com especial atenção à educação pública. A PNED foi instituída pela Lei nº 14.533, de 11 de janeiro de 2023 (BRASIL, 2023). São apresentados os aspectos gerais da nova legislação, com vistas a verificar a hipótese que sua tramitação sinaliza como a “educação digital” converge com a agenda de distintas frações políticas. Buscou-se analisar o uso ideológico da “tecnologia digital” e, por fim, destaca-se o elemento nodal do trabalho docente como sendo ele que está centralmente em disputa na PNED.

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Biografia do Autor

Selma Borghi Venco, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente no Departamento de Políticas, Administração e Sistemas Educacionais (DEPASE) da Faculdade de Educação da UNICAMP. Pesquisadora associada do Centre de Recherches Sociologiques et Politiques de Paris (CRESPPA) e Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE) da UNICAMP. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8164993192480435. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2637-368. E-mail: selma.venco@gmail.com.

Allan Kenji Seki, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pós-doutorado em andamento na Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Grupo de Estudos em Política Educacional (GREPPE/UNICAMP) e do Grupo de Investigação em Política Educacional (GIPE-Marx/UFSC). Bolsista FAPESP (Processo nº 2021/01249-9). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5307741588036634. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5308-9112. E-mail: allanknj@gmail.com

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Venco, S. B. ., & Seki, A. K. (2023). Política Nacional de Educação Digital: uma análise de seus rebatimentos na educação pública brasileira. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 448–471. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.54144