A categoria trabalho e a educação dos jovens na Declaração de Incheon

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.53897

Palavras-chave:

Trabalho e educação, Capital, Ensino Médio

Resumo

Objetiva-se, neste artigo, analisar o trato dado à categoria trabalho na Declaração de Incheon, de 2015, atrelando-a à Reforma do Ensino Médio brasileiro e à lógica do capital. A abordagem, ancorada no materialismo histórico, identifica o trabalho a partir do arcabouço categorial marxiano para desvelar o projeto mundial de educação das juventudes. Infere-se que os objetivos para o Ensino Médio, expressos na Lei n° 13.415/2017, estão sintonizados com a Declaração de Incheon. Suas diretrizes ocultam questões estruturais e reduzem-se ao trabalho concreto, apresentando como mote a empregabilidade e o empreendedorismo para garantia de sobrevivência dos jovens, a fim de promover a naturalização da ordem do capital.

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Biografia do Autor

Caroline de Lima Mendonça, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR

Licenciada em Pedagogia pela UNESPAR. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação da Sociabilidade e Capital (GEPTESC). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar - PPIFOR, na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí.: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/271903. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8840261601834890. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-3326-4649. E-mail carol.lima.mendonca@hotmail.com

Neide de Almeida Lança Galvão Favaro, Universidade Estadual do Paraná - Campus Paranavaí (Unespar)

Doutora em Educação (UFSC). Professora do Colegiado de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino: Formação Docente Interdisciplinar (PPIFOR), na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus Paranavaí. Lí­der do Grupo de Estudos e Pesquisas Trabalho e Educação da Sociabilidade e Capital (GEPTESC): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/271903. Integrante do Grupo de Estudos Capital, Trabalho e Educação (GECATE): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/52985. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6325209425358903. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0569-7225. E-mail: neidegafa@hotmail.com.

Paulo Sergio Tumolo, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Pós-doutor pela Universitat Autonoma de Barcelona e pela UFRJ. Doutor em Educação: História, Política, Sociedade pela PUC/SP.  Professor titular aposentado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSC. Coordena o Grupo de Estudos Capital, Trabalho e Educação (GECATE): http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/52985. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9535905012666098. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9362-5530. E-mail: paulotumolo57@gmail.com

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Publicado

2024-10-08

Como Citar

Mendonça, C. de L., Favaro, N. de A. L. G., & Tumolo, P. S. (2024). A categoria trabalho e a educação dos jovens na Declaração de Incheon. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 16(2), 270–287. https://doi.org/10.9771/gmed.v16i2.53897