Concepções pós-críticas de trabalho docente: as influências na produção acadêmica da Educação Física

Autores

  • Idayany Almeida Instituto Federal de Goiás (IFG)
  • Michele Silva Sacardo Universidade Federal de Jataí (UFJ)

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.51439

Palavras-chave:

trabalho docente, concepções pós-críticas, epistemologia da prática, produção do conhecimento, programa de pós-graduação em educação física

Resumo

Este texto é parte dos resultados de uma investigação cuja temática foi analisar as concepções de trabalho docente nas teses e dissertações dos Programas de Pós-Graduação em Educação Física do Brasil. O objetivo geral deste texto é apresentar as concepções pós-críticas sobre o trabalho docente advindos da análise da produção acadêmica em Educação Física. Conclui-se que a “epistemologia da prática” e o movimento do “professor reflexivo” se manifesta em 76% das investigações sobre trabalho docente. Necessita-se contribuir com as concepções críticas sobre trabalho docente para consolidação do sentido histórico da ação educativa.

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Biografia do Autor

Idayany Almeida, Instituto Federal de Goiás (IFG)

Mestra em Educação (UFG). Professora de Educação Física do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Inhumas. Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas Germinal (Sociedade, Cultura e Formação Humana). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7600185279074426. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2976-494X. E-mail: idayany@gmail.com.

Michele Silva Sacardo, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Doutora em Educação (UFSCar). Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal de Jataí (UFJ). Pesquisadora do Grupo de estudos e pesquisas Germinal (Sociedade, Cultura e Formação Humana). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3823041497150247. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4193-3766. E-mail: michelesacardosilva@gmail.com.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Almeida, I., & Sacardo, M. S. . (2023). Concepções pós-críticas de trabalho docente: as influências na produção acadêmica da Educação Física. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 507–527. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.51439