O acampamento e a escola itinerante do MST na espera da reforma agrária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.51361

Palavras-chave:

MST, Acampamento, Escola Itinerante

Resumo

Este estudo reflete sobre os acampamentos e as escolas que brotam na luta do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) por conquista da terra. Interessa discutir a existência da vida sob condições adversas no acampamento e a escola conquistada neste processo. Para nossas reflexões, serão utilizados documentos do MST, do Estado, da pedagogia soviética e de estudiosos sobre o tema Escola Itinerante. Importa também conhecer as lutas da reforma agrária e da escola pública conquistada e os elementos constitutivos da organização da Escola Itinerante. Com isso, o resultado esperado é a significação social das lutas por terra e educação no MST e o surgimento de uma nova estrutura agrária e educacional no campo sob valores campesinos.

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Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, Universidade Estadual do Paraná (Unerpar)

Doutor em Educação (UFSCar). Professor do Colegiado de História da UNESPAR – Campus de Paranavaí. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo (UFSCar) e do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação na Diversidade do Campo (UNESPAR). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9250782741810709  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7698-4064  E-mail: vanderlei.amboni@unespar.edu.br.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Amboni, V. (2023). O acampamento e a escola itinerante do MST na espera da reforma agrária. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 340–355. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.51361