Imperialismo, relações étnico-raciais e lutas anticoloniais
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.51032Resumo
Editorial do volume 14, número 2, de agosto de 2022
Downloads
Referências
BOTELHO, J. A fase contemporânea do imperialismo e o aprofundamento do racismo como estratégia de dominação. In: FERNANDES, L.E. (org.). Introdução ao imperialismo tardio. São Paulo: Ruptura Editorial; LavraPalavra, 2022. p.225-247.
COUTINHO, C. N. Intervenções: o marxismo na batalha das ideias. São Paulo: Cortez, 2006.
FERREIRA, M. A engenharia da subordinação – os Estados Unidos e o subdesenvolvimento africano nas décadas de 80 e 90. Caderno CRH, Salvador: UFBA, V. 15, n.36, p. 127-136, jan./jun. 2002
FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil. Ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1976
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. 6 v.
IAMAMOTO, M. V. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007.
LENIN, V. I. O programa agrário da social democracia na primeira Revolução Russa de 1905-1907. São Paulo: Livraria Editora Ciências Humanas, 1980.
LENIN, V. I. O imperialismo: fase superior do capitalismo. Trad. Leila Prado. São Paulo: Centauro, 2008.
MOURA, C. Rebelião na senzala: quilombos, insurreições, guerrilhas. São Paulo: Ciências Humanas, 1988.
MOURA, C. Sociologia do Negro Brasileiro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).