Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente

Autores

Palavras-chave:

Educação, História, Indígenas, Mulheres indígenas, Brasil

Resumo

O artigo discute a questão da educação antirracista sob a luz de um tema muitas vezes negligenciado: a presença indígena na história, com ênfase nas mulheres indígenas. Tendo como objetivo apontar elementos para a construção de conhecimentos mais sólidos e plurais sobre a história de mulheres e homens dos povos originários, este trabalho sustenta a ideia de que é impossível compreender a história do Brasil sem considerar a atuação de tais povos. Além disso, a argumentação aqui desenvolvida defende que o combate ao racismo passa por um conjunto de ações educativas, dentro e fora do espaço escolar.

 

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Biografia do Autor

Suelen Julio, UFF/CP2

Doutora em História Social pela UFF. Professora do Departamento de História do Colégio Pedro II. Membro dos seguintes grupos de pesquisa: Companhia das Índias - Núcleo de História Ibérica e Colonial na Época Moderna (Universidade Federal Fluminense) - https://www.historia.uff.br/ciadasindias/); Jesuítas nas Américas (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) - https://www.facebook.com/Grupo-de-Pesquisa-Jesu%C3%ADtas-nas-Americas-624227994276537/); Projeto VIP: Vilas Indígenas Pombalinas (Instituto Federal do Piauí) - https://sites.ifpi.edu.br/vitritec/?page_id=241). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7062459964424138. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5290-6267. E-mail: suelen.siqueira.julio@gmail.com.

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Publicado

2022-10-07

Como Citar

Julio, S. (2022). Educação antirracista e história das mulheres indígenas: um diálogo urgente . Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 285–296. Recuperado de https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/49700