A Política Nacional de Avaliação da Educação como aparelho estatal de hegemonia: uma leitura a partir de Gramsci e Poulantzas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.49316

Palavras-chave:

Poulantzas, Gramsci, Hegemonia, Política Nacional de Avaliação, Política Educacional

Resumo

A Política Nacional de Avaliação, que remonta às décadas de 70 e 80, inserida nas políticas de resposta à crise do petróleo, se consolidou como parte essencial na supervisão e regulação dos sistemas de ensino brasileiros e produz indicadores cuja repercussão social é muito relevante. Com o objetivo de contribuir com o campo da análise e avaliação de políticas de avaliação, conformou-se como objeto desse ensaio, uma reflexão sobre essa política a partir de leituras de Gramsci e Poulantzas. Trata-se de um estudo teórico, com reflexões metodológicas, que passa por discussões introdutórias acerca do Estado moderno e da sociedade de classes, pelos conceitos de Estado e Hegemonia, chegando nos instrumentos da política de avaliação para concluir sobre sua configuração como aparelho estatal de hegemonia.

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Biografia do Autor

Rafael dos Santos Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doutor em Educação (UFPR). Pedagogo na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4777371249650435. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-8162-5333. E-mail: pereira.rafaeldosantos@gmail.com.

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Publicado

2023-10-29

Como Citar

Pereira, R. dos S. . (2023). A Política Nacional de Avaliação da Educação como aparelho estatal de hegemonia: uma leitura a partir de Gramsci e Poulantzas. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 15(2), 472–491. https://doi.org/10.9771/gmed.v15i2.49316