Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente [Adriano Nascimento; Elaine Nunes; Thays Fidelis (org.)]

Autores

  • Karina Fernandes de Oliveira UNIP

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.49084

Palavras-chave:

História, Estrutura, América Latina, Dependência, Marxismo

Resumo

Resenha do livro Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente, organizado por Adriano Nascimento, Thays Fidelis e Elaine Nunes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALIAGA, L.; MARANHO, F.P. Revolução passiva e dependência no Brasil. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.261-304.

ARAUJO, A.M.M.; SOUZA, D. de O. Superexploração da força de trabalho e saúde: uma aproximação ao debate. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.211-229.

BAMBIRRA, V. O capitalismo dependente latino-americano e sua teoria crítica: uma tentativa preliminar de balanço. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.73-84.

DOS SANTOS, T. Socialismo e fascismo na América Latina hoje. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.45-71.

FERNANDES, E.N.; SANTOS, F.T. dos. Renda da terra e a financeirização da agricultura brasileira. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.165-185.

FIDELIS, T. A lei geral da acumulação capitalista e sua particularidade em condições de dependência latino-americana. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.133-164.

GOUVEA, M.M. Prefácio: compreender a dependência para combater o desenvolvimentismo. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.11-16.

MARINI, R.M. O Estado de contrainsurgência. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.25-43.

MARTUSCELLI, D.E. Burguesia interna e capitalismo dependente: uma reflexão a partir dos casos argentino e brasileiro. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.231-259.

NASCIMENTO, A.; MAGALHÃES, G. A particularidade do Estado dependente em Ruy Mauro Marini. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.105-132.

NASCIMENTO, A.; NOGUEIRA, Z. A atualidade da teoria marxista da dependência. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.85-104.

SILVA FILHO, J.H. A internacionalização da Odebrecht no capitalismo dependente brasileiro. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.187-209.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Fernandes de Oliveira, K. (2022). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente [Adriano Nascimento; Elaine Nunes; Thays Fidelis (org.)]. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(1), 673–679. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.49084