Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente [Adriano Nascimento; Elaine Nunes; Thays Fidelis (org.)]
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.49084Palavras-chave:
História, Estrutura, América Latina, Dependência, MarxismoResumo
Resenha do livro Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente, organizado por Adriano Nascimento, Thays Fidelis e Elaine Nunes.
Downloads
Referências
ALIAGA, L.; MARANHO, F.P. Revolução passiva e dependência no Brasil. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.261-304.
ARAUJO, A.M.M.; SOUZA, D. de O. Superexploração da força de trabalho e saúde: uma aproximação ao debate. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.211-229.
BAMBIRRA, V. O capitalismo dependente latino-americano e sua teoria crítica: uma tentativa preliminar de balanço. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.73-84.
DOS SANTOS, T. Socialismo e fascismo na América Latina hoje. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.45-71.
FERNANDES, E.N.; SANTOS, F.T. dos. Renda da terra e a financeirização da agricultura brasileira. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.165-185.
FIDELIS, T. A lei geral da acumulação capitalista e sua particularidade em condições de dependência latino-americana. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.133-164.
GOUVEA, M.M. Prefácio: compreender a dependência para combater o desenvolvimentismo. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.11-16.
MARINI, R.M. O Estado de contrainsurgência. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.25-43.
MARTUSCELLI, D.E. Burguesia interna e capitalismo dependente: uma reflexão a partir dos casos argentino e brasileiro. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.231-259.
NASCIMENTO, A.; MAGALHÃES, G. A particularidade do Estado dependente em Ruy Mauro Marini. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.105-132.
NASCIMENTO, A.; NOGUEIRA, Z. A atualidade da teoria marxista da dependência. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.85-104.
SILVA FILHO, J.H. A internacionalização da Odebrecht no capitalismo dependente brasileiro. In: NASCIMENTO, A. et al. (org.). Economia, política e dependência: contribuições para análise do Estado e da superexploração da força de trabalho no capitalismo dependente. Maceió: Edufal, 2020. p.187-209.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).