Homem, educação e desenvolvimento nacional: três premissas de estudos em Álvaro Vieira Pinto

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DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.48238

Palavras-chave:

Homem, Educação, Desenvolvimento nacional

Resumo

As premissas homem, educação e desenvolvimento nacional são aspectos que Álvaro Vieira Pinto (AVP) se debruçou em estudá-los para compreendê-los na sua historicidade. Para esse fim, analisaremos as obras de AVP, cujo objeto homem, educação e desenvolvimento nacional se fazem presente. O objetivo é refletir sobre a existência do homem como ser do trabalho, a educação como processo social e desenvolvimento e consciência nacional como projeto de nação. A investigação e exposição do objeto terão o método dialético para compreensão do real. Como resultado, o leitor poderá comprovar a necessidade que AVP tem em integrar as massas ao projeto de desenvolvimento nacional como processo ideológico de uma consciência nacional.

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Biografia do Autor

Vanderlei Amboni, UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ - CAMPUS DE PARANAVAÍ

Doutor em Educação pela UFSCar. Professor adjunto do colegiado de História da Universidade Estadual do Paraná - campus de Paranavaí, área de atuação em História Medieval, História Econômica, Educação do Campo e Escola Itinerante do MST. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9250782741810709. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7698-4064. E-mail: vanderlei.amboni@unespar.edu.br.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Amboni, V. (2022). Homem, educação e desenvolvimento nacional: três premissas de estudos em Álvaro Vieira Pinto. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(1), 274–292. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.48238