Homem, educação e desenvolvimento nacional: três premissas de estudos em Álvaro Vieira Pinto
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.48238Palavras-chave:
Homem, Educação, Desenvolvimento nacionalResumo
As premissas homem, educação e desenvolvimento nacional são aspectos que Álvaro Vieira Pinto (AVP) se debruçou em estudá-los para compreendê-los na sua historicidade. Para esse fim, analisaremos as obras de AVP, cujo objeto homem, educação e desenvolvimento nacional se fazem presente. O objetivo é refletir sobre a existência do homem como ser do trabalho, a educação como processo social e desenvolvimento e consciência nacional como projeto de nação. A investigação e exposição do objeto terão o método dialético para compreensão do real. Como resultado, o leitor poderá comprovar a necessidade que AVP tem em integrar as massas ao projeto de desenvolvimento nacional como processo ideológico de uma consciência nacional.
Downloads
Referências
ANDERY, M. A. et. al. Para compreender a ciência: uma perspectiva histórica. 5 ed. Rio de Janeiro: Espaço e Tempo, 1994.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Legislação Informatizada - DECRETO Nº 37.608, de 14 de julho de 1955 - Publicação Original, In. Portal da Câmara dos Deputados (camara.leg.br). Acesso em 28/12/2021.
CURY, C. R. J. Educação e Contradição: elementos metodológicos para uma teoria crítica do fenômeno educativo. 5 ed. São Paulo: Cortez/Autores Associados, 1992.
FROMM, E. A Análise do Homem. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1963.
EINSTEIN, A. Porquê o Socialismo? 1949. In. Porquê o Socialismo?, por Albert Einstein (resistir.info). Acesso em 12/08/2014.
PRADO JUNIOR, C. História e Desenvolvimento: a contribuição da historiografia para a teoria e prática do desenvolvimento brasileiro. São Paulo: Brasiliense, 1999.
SAVIANI, D. O nó do ensino de 2º grau. Bimestre, São Paulo: MEC/ INEP – CENAFOR, n. 1, out. 1986
VIEIRA PINTO, Á. Consciência e realidade Nacional. Vol. 1. Rio de Janeiro: MEC/ISEB, 1960a.
VIEIRA PINTO, Á. Consciência e realidade Nacional. Vol. 2. Rio de Janeiro: MEC/ISEB, 1960b.
VIEIRA PINTO, Á. Ideologia e Desenvolvimento Nacional. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1960c.
VIEIRA PINTO, Á. Por que os ricos não fazem greve? Caderno do Povo Brasileiro. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1962.
VIEIRA PINTO, Á. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1969.
VIEIRA PINTO, Á. Sete lições sobre educação de adultos. 8 ed. São Paulo: Cortez, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).