"Mudar para que tudo fique como está”: a reforma do ensino médio e o aprofundamento da dependência educacional no Brasil

Autores

  • Matheus Rufino Castro Colégio Pedro II http://orcid.org/0000-0002-1615-8289
  • Isabela Felippe de Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro/Bacharelado em Ciências Sociais

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.48180

Palavras-chave:

Reforma do Ensino Médio, Capitalismo Dependente, Dependência Educacional

Resumo

Este estudo almeja pesquisar a Reforma do Ensino Médio (REM), suas determinações e consequências para a educação pública. Partimos da Teoria Marxista da Dependência como forma de analisar a realidade brasileira e, a partir dela, compreender as contradições da REM, gestada em um contexto de crise do capitalismo para satisfazer os imperativos de ampliação da acumulação de capital além de consolidação da dominação social. Analisamos, além da legislação nacional, o Plano de Implementação do “Novo Ensino Médio” na rede estadual do Rio de Janeiro (SEEDUC-RJ, 2021). Constatamos que a implementação da REM resultará em: expropriação do conhecimento científico da juventude e a sua conformação aos valores do capital, além da retirada de direitos trabalhistas e privatização da educação pública, agravando o quadro de dependência educacional. 

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Biografia do Autor

Matheus Rufino Castro, Colégio Pedro II

Doutor em Educação (UERJ). Professor de Educação Física do Colégio Pedro II. Pesquisador do Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA-CPII) -dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5034170263630053 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1551030209509345   Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1615-8289 E-mail: matheusefufrj@hotmail.com 

Isabela Felippe de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro/Bacharelado em Ciências Sociais

Graduanda em Ciências Sociais (UFRJ). Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação e Realidade Brasileira (NEEREBRA-CPII) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5034170263630053 Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2115264651859492 Orcid: Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4325-0360 E-mail: isabelafelippedeoli@hotmail.com

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Rufino Castro, M. ., & Felippe de Oliveira, I. (2022). "Mudar para que tudo fique como está”: a reforma do ensino médio e o aprofundamento da dependência educacional no Brasil. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(1), 309–330. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.48180