A atualidade da teoria estética de Theodor Adorno [Rodrigo Duarte; Daniel Pucciarelli (org.)]
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.47278Palavras-chave:
Estética, Marxismo, Adorno, Teoria Estética, FilosofiaResumo
A presente resenha trata do livro A atualidade da teoria estética de Theodor Adorno (2020). O material que agora vem a público sob a organização de Rodrigo Duarte e Daniel Pucciarelli, ambos professores na UFMG, pode ser visto como um aporte que interessa tanto aos estudantes acerca dos temas envolvidos, quanto os leitores críticos e intérpretes da arte contemporânea. Os temas e discussões apontam, em cada capítulo do livro, não para o passado ou à teoria pura e simples, mas volta-se para o presente e futuro da arte, seus dilemas e incursões sociais via o pensamento filosófico em nosso tempo.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Tradução Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
DUARTE, Rodrigo; PUCIARELLI, Daniel (org.). A atualidade da teoria estética de Theodor Adorno. Belo Horizonte: Impressões de Minas, 2020.
DUARTE, Rodrigo. Indústria cultural: uma introdução. Rio de Janeiro: FGV, 2010.
MARX, Karl. Ad Feuerbach. In: MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução Rubens Enderle; Nélio Schneider; Luciano Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007, p. 537-539.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).