O conceito de conceito na formação de professores de Biologia: apontamentos a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.47015

Palavras-chave:

Formação de conceitos, Ensino de Biologia, Organização do ensino-aprendizagem

Resumo

O ensaio objetiva discutir o conceito de conceito à luz da Psicologia Histórico-Cultural e Pedagogia Histórico-Crítica e as implicações do pensamento conceitual para a formação de professores de Biologia. A discussão indica que os conceitos devem ser compreendidos como modos explicativos em movimento, formulados e compartilhados pela humanidade no seio de sua atividade sócio-histórica. Os conceitos científicos devem ser apropriados através das máximas possibilidades criadas pela Educação Escolar. Os docentes precisam dominar os conceitos da ciência que ensinam, e intencionalmente convertê-los em saber escolarizado com vista ao desenvolvimento humano integral dos(as) educandos(as).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Martins de Avelar, Universidade Federal de Goiás

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Membro do grupo de pesquisa Colligat - (re) pensando a formação de professores de Ciências da Natureza. Lattes:http://lattes.cnpq.br/8454828229269007. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-1948-903X Email: lucasmavelar@gmail.com

Leandro Jorge Coelho, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Bauru. Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG). Membro do Grupo de Pesquisa Formação e Ação de Professores de Ciências e de Educadores Ambientais. Membro do grupo de pesquisa Colligat - (re) pensando a formação de professores de Ciências da Natureza. Lattes:http://lattes.cnpq.br/7364855573323247. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-4589-643X. Email: leandrocoelho@ufg.br

Simone Sendin Moreira Guimarães , Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – Araraquara. Professora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Coordenadora do grupo de pesquisa Colligat - (re) pensando a formação de professores de Ciências da Natureza. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0326214720994265. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6559-2591. Email: sisendin@ufg.br

Rones de Deus Paranhos, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília. Professor do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da UFG. Coordenador do grupo de pesquisa Colligat - (re) pensando a formação de professores de Ciências da Natureza. Lattes: http://lattes.cnpq.br/9743767959125352. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2661-1235. Email: paranhos@ufg.br

Referências

BARBOSA, I. G. Pré-escola e formação de conceitos: uma versão sócio-histórico-dialética. 1997. Orientadora: Zilma Moraes Ramos de Oliveira. 169f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo. São Paulo, 1997.

DELIZOICOV, N. C.; CARNEIRO, M. H. S.; DELIZOICOV, D. O movimento do sangue no corpo humano: do contexto da produção do conhecimento para seu ensino. Ciência & Educação, Bauru, v. 10, n. 3, p. 443-460, 2004.

DUARTE, N. Educação escolar, teoria do cotidiano e a escola de Vigotski. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2001.

DUARTE, N. Sociedade do conhecimento ou sociedade das ilusões? Quatro ensaios crítico-dialéticos em filosofia da educação. Campinas: Autores Associados, 2008.

DUARTE, N. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Edição comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2013.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos. Contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

FREITAS, R. A. M. M. Formação de conceitos na aprendizagem escolar e atividade de estudo como forma básica para a organização do ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 388-418, maio/ago. 2016.

GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.

HELLER, A. Cotidiano e história. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2014.

KOPNIN, P. V. A dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. São Paulo: Centauro, 2004.

LIMA, S. G. Uma aproximação didática por meio da história do conceito de circulação sanguínea. 2008. Orientador: Marcelo Carbone Carneiro. 129f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência). Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2008.

MARSIGLIA, A. C. G.; MARTINS, L. M. Contribuições da pedagogia histórico-crítica para a formação de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 5, n. 2, p. 97-105, dez. 2013.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

MARTINS, L. M. Desenvolvimento do pensamento e educação escolar: etapas de formação de conceitos à luz de Leontiev e Vigotski. Fórum linguístico, Florianópolis, v.13, n.4, p.1572-1586, out./dez. 2016.

MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.

MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo, 2007.

MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico. Diversidade, evolução e herança. Trad. de I. Martinazzo. Brasília: Editora da UnB, 1998.

MAYR, E. Biologia, Ciência Única: Reflexões sobre a autonomia de uma disciplina científica. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

MAYR, E. Isto é Biologia: A Ciência do Mundo Vivo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

MOURA, M. O.; ARAÚJO, E. S.; MORETTI, V. D.; PENOSSIAN, M. L.; RIBEIRO, F. D. Atividade orientadora de ensino: unidade entre ensino e aprendizagem. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 10, sn.; p.205-229, 2010.

MOURA, M. O.; SFORNI, M. S. F.; LOPES, A. R. L. V. A objetivação do ensino e o desenvolvimento do modo geral da aprendizagem da atividade pedagógica. In: MOURA, M. O. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017, p. 71-100.

NASCIMENTO JR, A. F. Construção de estatutos de ciência para a biologia numa perspectiva histórico-filosófica: uma abordagem estruturante para seu ensino. 2010. Orientador: Marcelo Carbone Carneiro. 437f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência). Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Bauru, 2010.

NETTO, J. P.; CARVALHO, M. C. B. Cotidiano, conhecimento e crítica. 10. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012.

NUNES, L. B. X. William Harvey e a circulação sanguínea: uso de fontes primárias da história da ciência no ensino de biologia. 2020. Orientadora: Maria Elice Brzezinski Prestes. 169f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.

PANOSSIAN, M. L.; MORETTI, V. D.; SOUZA, F. D. Relações entre movimento histórico e lógico de um conceito, desenvolvimento do pensamento teórico e conteúdo escolar. In: MOURA, M. O. (Org.). Educação escolar e pesquisa na teoria histórico-cultural. São Paulo: Edições Loyola, 2017, p. 125-152.

PIEVANI, T. Introdução à Filosofia da Biologia. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

RAMOS. M. C. O Ser Vivo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

ROSSLER, J. H. O desenvolvimento do psiquismo na vida cotidiana: aproximações entre a psicologia de Alexis N. Leontiev e a Teoria da Vida Cotidiana de Agnes Heller. Cad. Cedes, Campinas, vol. 24, n. 62, p. 100-116, 2004.

SACCOMANI, M. C. S. A criatividade na arte e na educação escolar. Uma contribuição à pedagogia histórico-crítica à luz de Georg Lukács e Lev Vigotski. Campinas: Autores Associados, 2016.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. rev. Campinas: Autores Associados, 2013.

SAVIANI, D. Educação, Práxis e Emancipação Humana. Revista Práxis e Hegemonia Popular, Marília, v. 2, n.2, p. 5-20, jan./dez., 2017.

SAVIANI, D. Pedagogia Histórico-Crítica, quadragésimo ano: novas aproximações. 1. Ed. Campinas: Autores Associados, 2019.

THÉODORIDÈS, J. História da Biologia. Lisboa: Edições 70, 1984.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2. ed., 2009.

Downloads

Publicado

2022-10-07

Como Citar

Martins de Avelar, L., Jorge Coelho, L., Sendin Moreira Guimarães , S. ., & de Deus Paranhos, R. . (2022). O conceito de conceito na formação de professores de Biologia: apontamentos a partir da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(2), 667–691. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i2.47015