O modelo educativo plurinacional da Bolívia: educação regular e organização curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46739

Palavras-chave:

Educação, Bolívia, Sistema Educativo Plurinacional, Marxismo, América-Latina

Resumo

Este artigo aborda o modelo educativo do Estado Plurinacional da Bolívia, com foco no Subsistema de Educação Regular, seus níveis e currículo, com base nos elementos trazidos pela legislação e documentos oficiais. Após larga história de subalternização e violências, um bloco identificado com a maioria étnica e trabalhadora alçou-se à condição de direção Estatal, conformando novo modelo de Estado e novo arcabouço jurídico-teórico educativo, a partir da lei Avelino Siñani – Elizardo Pérez. Uma década após sua promulgação, se observa um país livre do analfabetismo, com significativa ampliação da cobertura educativa e aproximação concreta do processo pedagógico ao contexto sociocomunitario e produtivo boliviano.

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Biografia do Autor

Thiago Matias de Sousa Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Educação pela UFSCar. Pedagogo da Assessoria Acadêmica do Centro de Tecnologia (UFRN). Vinculado ao Grupo HISTEDBR/UFSCar. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3562022071007654. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-1181-6975. E-mail: thiago.araujo@ufrn.br.

Amarílio Ferreira Júnior, Universidade Federal de São Carlos

Doutor em História Social pela USP. Professor do Departamento de Educação da UFSCar. Pesquisador do Grupo HISTEDBR/UFSCar. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0748545841167046. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4427-2732. E-mail: ferreira@ufscar.br.

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

de Sousa Araújo, T. M., & Ferreira Júnior, A. . (2021). O modelo educativo plurinacional da Bolívia: educação regular e organização curricular. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 87–108. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.46739