A formação das juventudes nas tramas da “nova pedagogia da hegemonia”: as diretrizes das reformas do Ensino Médio no contexto de “revolução-restauração”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.46663

Palavras-chave:

Ensino Médio, Hegemonia, Sociedade Civil, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular.

Resumo

As reformas e contrarreformas da educação básica na passagem do século XX para o XXI explicam em muito o circuito histórico de “metamorfoseamento da sociedade civil” brasileira. O objetivo deste artigo é compreender como o movimento de inovação do Ensino Médio, processado ao longo desse contexto sócio-histórico, reflete tal fenômeno. É essa compreensão que permite a tese do curto-circuito no “consenso passivo”, objeto da presente investigação. O estudo bibliográfico-documental evidencia que a ruptura com as Diretrizes do Ensino Médio de 1998 e 2011, junto ao expresso na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, da Medida Provisória nº 746/2016 e da Lei nº 13.415/2017, anuncia a exaustão da fórmula “revolução-restauração” e o sentido da renovação da hegemonia burguesa no Brasil.

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Biografia do Autor

Álcio Crisóstomo Magalhães, UEG/ESEFFEGO

Doutor em educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás, docente da Universidade Estadual de Goiás, Campus ESEFFEGO. Pesquisa a organização do trabalho docente tendo as categorias trabalho, ideologia e organizações culturais por fio condutor.

Terita Michele da Silva Ferreira, SEDUCE/GO

Mestre em Educação (UFG). Professora da Secretaria Estadual de Educação de Goiás. Pesquisadora do Grupo Laboratório de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte, Lazer e Corporeidade (LAPELEC). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5702291303422828. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5908-8885. E-mail: teritabernardo@gmail.com.

Júlio César Maia, FE/UFG

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação. Pesquisador do grupo de pesquisa sobre Formação e Intervenção profissional em Educação Física (Corpo e Mente - http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6520176280671115). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1566093335953705. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-7162-2136. E-mail: jcesarm@outlook.com.

Gabriela Barbosa Guimarães, UFJ

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Jatái. Professora da Secretaria Municipal de Educação de Jataí. Pesquisadora do grupo de pesquisa sobre Formação e Intervenção profissional em Educação Física (Corpo e Mente  http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6520176280671115). Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/6850440892351290. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4573-5655. E-mail: gabrielabarbosa140297@gmail.com 

 

George Ivan da Silva Holanda, UFJ

Licenciado em Educação Física pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Jataí. Professor da Secretaria Municipal de Educação de Jatái. Pesquisador do grupo de pesquisa sobre Formação e Intervenção profissional em Educação Física (Corpo e Mente, http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6520176280671115). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5959449417138968. Orcid: https://orcid.org/0000-0002-4671-7555. E-mail: geo.holanda07@gmail.com.

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Publicado

2022-04-30

Como Citar

Magalhães, Álcio C., Michele da Silva Ferreira, T. ., Maia, J. C. ., Barbosa Guimarães, G., & Ivan da Silva Holanda, G. . (2022). A formação das juventudes nas tramas da “nova pedagogia da hegemonia”: as diretrizes das reformas do Ensino Médio no contexto de “revolução-restauração”. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(1), 536–555. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.46663