A formação das juventudes nas tramas da “nova pedagogia da hegemonia”: as diretrizes das reformas do Ensino Médio no contexto de “revolução-restauração”
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.46663Palavras-chave:
Ensino Médio, Hegemonia, Sociedade Civil, Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio, Base Nacional Comum Curricular.Resumo
As reformas e contrarreformas da educação básica na passagem do século XX para o XXI explicam em muito o circuito histórico de “metamorfoseamento da sociedade civil” brasileira. O objetivo deste artigo é compreender como o movimento de inovação do Ensino Médio, processado ao longo desse contexto sócio-histórico, reflete tal fenômeno. É essa compreensão que permite a tese do curto-circuito no “consenso passivo”, objeto da presente investigação. O estudo bibliográfico-documental evidencia que a ruptura com as Diretrizes do Ensino Médio de 1998 e 2011, junto ao expresso na elaboração da Base Nacional Comum Curricular, da Medida Provisória nº 746/2016 e da Lei nº 13.415/2017, anuncia a exaustão da fórmula “revolução-restauração” e o sentido da renovação da hegemonia burguesa no Brasil.
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