Anti-eurocentrismo eurocêntrico
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.46481Palavras-chave:
Ellen M. Wood, Eurocentrismo, Capitalismo, Debates sobre a transição, ImperialismoResumo
Texto publicado por Ellen Meiksins Wood na revista Against the Current, em 2001, com introdução de um de seus editores, David Finkel. Em seu escrito, a historiadora e cientista política marxista aborda a questão do Eurocentrismo em sua relação com o capitalismo, estabelecendo críticas às recentes tentativas de autores em buscar combater a “arrogância cultural” europeia a partir de modelos explicativos que são, originalmente, expressões do próprio Eurocentrismo. Daí o título de seu artigo, Eurocentric Anti-Eurocentrism, em que Wood estabelece uma síntese de parte das reflexões de seu livro The origin of capitalism (1999) [A origem do capitalismo (2001)]. Seu principal argumento, em diálogo com os famosos debates sobre a transição do feudalismo para o capitalismo – em especial com o historiador Robert Brenner –, versa sobre como a dinâmica do sistema capitalista teria sido acionada a partir de relações de propriedade específicas no meio rural da Inglaterra. A proposta de Wood alerta para o perigo da naturalização do capitalismo e sua associação a um devir histórico inevitável para qualquer sociedade, europeia ou não; uma armadilha que enreda no Eurocentrismo mesmo aqueles que buscam criticá-lo, ao reproduzirem o seu principal fundamento: o capitalismo.
Downloads
Referências
ASTON, T. H.; PHILPIN, C.H.E. (ed.). The Brenner debate: agrarian class structure and economic development in pre-industrial Europe. Cambridge: Cambridge University Press, 1985.
BLAUT, James Morris. The colonizer’s model of the world: geographical diffusionism and eurocentric history. New York; London: Guilford, 1993.BLAUT, James Morris. Eight eurocentric historians. New York: Guilford, 2000.
BRENNER, Robert. Bourgeois revolution and transition to capitalism. In: BEIER, A.L. et al (ed.). The first modern society. Cambridge: Cambridge University Press, 1989.
GUNDER FRANK, Andre. Reorient: global economy in the Asian Age. Berkeley: University of California Press, 1998.
HILTON, Rodney (ed.). The transition from feudalism to capitalism. London: Verso, 1976.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Germinal: marxismo e educação em debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).