A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado: mediações com a proposta pedagógica da reforma do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.46146

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Reforma do Ensino Médio, Ensino Médio Integrado

Resumo

O objetivo desse ensaio é analisar a centralidade do princípio da interdisciplinaridade, presente nos documentos oficiais do Ensino Médio (EM) e do Ensino Médio Integrado (EMI), das reformas educacionais implementadas recentemente no país e os desafios que tal empreitada comporta. Discutiremos alguns conceitos de interdisciplinaridade e sua relação com a proposta de integração do ensino médio com a educação profissional. Trata-se de uma análise bibliográfica e documental pautada no método materialista dialético e histórico. Nossa principal conclusão é que a concepção da interdisciplinaridade presente nos documentos oficiais dá margem a uma leitura marcada por uma perspectiva instrumental de ciência, uma espécie de justaposição a-histórica de saberes, fortemente abstrata e descompromissada com a transformação social. Limita-se a uma estratégia aparentemente útil para a resolução de problemas e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à realização de uma performance compatível com as exigências do novo mundo do trabalho marcado pela sociedade do conhecimento, portanto longe da perspectiva do ensino médio verdadeiramente integrada como almejado na perspectiva inspirada em Marx.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel Pereira de Morais, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda em Educação UECE. Professor município Fortaleza.

Osterne Nonato Maia Filho, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará; Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE), linha marxismo e formação do educador, e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (FACED/UFC). Doutor (2004) e Mestre (1998) em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Licenciado (1992) e Graduado (1993) em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7436001421675280. Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4636-1912. E-mail: osterne_filho@uol.com.br .

Valdemarin Coelho Gomes, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010); Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (Departamento de Fundamentos da Educação / Programa de Pós-Graduação em Educação); Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2006). Currículum Lattes: http://lattes.cnpq.br/8742258860132699. Orcid ID: http://orcid.org/0000-0002-6144-1972. E-mail: rabbitmario@hotmail.com .

Referências

ADORNO, T. O ensaio como forma. In: COHN, Gabriel (org.). Theodor W. Adorno: sociologia. 2 ed. São Paulo: Ática, 1994. Cap. 11, p. 167-187.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 10 out. 2021.

DEACON, R.; PARK, B. Educação como sujeição e como recusa. In. SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). O sujeito da educação. 2° ed. Petrópolis, Vozes, 1995, p. 97-110.

DUARTE, N. As pedagogias do aprender a aprender e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n.18, p.35-40, set. 2001.

ETGES, N. J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. In: JANTSCH, A. P., BIANCHETTI, L. (orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito.8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, A. P., BIANCHETTI, L. (orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 8. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

HARVEY, D. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyla, 2000.

JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. Interdisciplinaridade para além da filosofia do sujeito. In: JANTSCH, A. P., BIANCHETTI, L. (orgs.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. 8. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

JAPIASSU, H. Questões epistemológicas. Rio de Janeiro: Imago, 1981.

KUENZER, A. Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2000.

LUKÁCS. G. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. São Paulo: Boitempo, 2010.

MENDES SEGUNDO, M. O Banco Mundial e suas implicações na política de financiamento da educação básica no Brasil: o FUNDEF no centro do debate. 2005. 234 f. Tese (Doutorado em Pedagogia) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2005.

MÉSZÁROS, István. Para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

MAIA FILHO, O. N.; JIMENEZ, S. A chave do saber: um exame crítico do novo paradigma educacional concebido pela ONU. In: Trabalho, Educação e Luta de Classes: a pesquisa em defesa da história. JIMENEZ. S., RABELO. J. (Orgs). Fortaleza, CE: Brasil Tropical, 2004.

MAIA FILHO, O. N. et al. O princípio da contextualização na reforma do ensino médio no Brasil: em busca de uma leitura ontológica. Revista Educação Unisinos. V. 22, nº 2, abr. -jun., 2018. p. 185– 193.

NOMERIANO, A. S. O modelo da competência e a educação do trabalhador: uma análise à luz da ontologia marxiana. 2005. 126 p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2005.

PENNA, A. G. Introdução à epistemologia. Rio de Janeiro: Imago, 2000.

PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: José Olympio, 1973.

POZO, J. I. Aprendizes e mestres: a nova cultura da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2002.

PEDUZZI, M. Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia. Rev. Saúde Pública, São Paulo, v. 35, n. 1, p. 103-109, Fev, 2001. Disponível em: <http://www.scilo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034- 89102001000100016&lng=en&nrm=iso> Acesso em: 09 out. 2020.

RABELO, J.; JIMENEZ, S.; MENDES SEGUNDO, M. (orgs.). Movimento de educação para todos e a crítica marxista. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2015. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/16670/1/2015_liv_jrabelo.pdf. Acesso em: 11 out. 2021.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M..; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

TONET, I. Interdisciplinaridade, formação humana e emancipação humana. Disponível: Serv. Soc. Soc., São Paulo, n. 116, p. 725-742, out./dez. 2013. Acesso em: 30 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Morais, R. P. de, Nonato Maia Filho, O., & Coelho Gomes, V. (2022). A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado: mediações com a proposta pedagógica da reforma do Ensino Médio. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(1), 556–573. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.46146