A interdisciplinaridade no Ensino Médio Integrado: mediações com a proposta pedagógica da reforma do Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.46146Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Reforma do Ensino Médio, Ensino Médio IntegradoResumo
O objetivo desse ensaio é analisar a centralidade do princípio da interdisciplinaridade, presente nos documentos oficiais do Ensino Médio (EM) e do Ensino Médio Integrado (EMI), das reformas educacionais implementadas recentemente no país e os desafios que tal empreitada comporta. Discutiremos alguns conceitos de interdisciplinaridade e sua relação com a proposta de integração do ensino médio com a educação profissional. Trata-se de uma análise bibliográfica e documental pautada no método materialista dialético e histórico. Nossa principal conclusão é que a concepção da interdisciplinaridade presente nos documentos oficiais dá margem a uma leitura marcada por uma perspectiva instrumental de ciência, uma espécie de justaposição a-histórica de saberes, fortemente abstrata e descompromissada com a transformação social. Limita-se a uma estratégia aparentemente útil para a resolução de problemas e ao desenvolvimento de competências e habilidades necessárias à realização de uma performance compatível com as exigências do novo mundo do trabalho marcado pela sociedade do conhecimento, portanto longe da perspectiva do ensino médio verdadeiramente integrada como almejado na perspectiva inspirada em Marx.
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