Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.45237

Palavras-chave:

Sociologia da educação, Tradição marxista, sociologia política

Resumo

O presente texto é a resenha do livro Trabalho Docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico, escrito por Amanda Moreira da Silva, lançado em 2021, pela Editora CRV. O objetivo da autora é mostrar que está em curso no país uma precarização de novo tipo do trabalho docente. Uma precarização que amplia a expropriação do conhecimento dos docentes, desagrega a autonomia pedagógica, desqualifica o trabalho docente com o objetivo de moldá-lo aos interesses do capital e enfraquece os sindicatos para desmobilizar a luta coletiva. A autora utiliza o materialismo histórico-dialético para mostrar a totalidade do mundo do trabalho e chegar na particularidade do trabalho docente. O livro é dividido em três capítulos. "Quais opções se apresentam à educação e ao trabalho docente num país capitalista dependente em face das presentes tendências no mundo do trabalho?" Está é a questão que orienta a discussão presente no livro. Em um tom crítico, a autora aponta que as melhorias concretas para a classe trabalhadora só virão por meio da luta coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nelma Bernardes Vieira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutoranda em Educação pelo  Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7657502692515714. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-0718-2818. E-mail: nelma.vieira@ifrj.edu.br.

Referências

SILVA, Amanda Moreira da. Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial: a busca pela força de trabalho a serviço de um projeto hegemônico. Curitiba: CRV, 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Vieira, N. B. (2021). Trabalho docente sob a lógica privatista empresarial [Amanda Moreira da Silva]. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 412–415. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.45237