Por uma educação ambiental crítica-marxista: pressupostos teórico-metodológicos e implicações políticas no embate com as correntes pós-modernas
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.45066Palavras-chave:
educação ambiental crítica, materialismo histórico dialético, crise ambiental, teorias pós-modernas, crítica marxistaResumo
Este artigo se propõe a apresentar a importância da abordagem materialista histórico-dialética como instrumental teórico-metodológico para o campo de pesquisas em educação ambiental. Isto implica em um aprofundamento dos fundamentos teóricos e metodológicos deste referencial e em uma distinção e refutação das demais abordagens que disputam a hegemonia nesse campo, especialmente as que se autoproclamam críticas. Esta demarcação é decisiva, sobretudo em decorrência das implicações das concepções advindas das teorias pós-modernas para a luta de classes e a superação do modo capitalista de produção. A atual conjuntura, com o agravamento da crise global do sistema capitalista, evidencia a necessidade de fazermos a crítica radical, destrinchando as relações sociais vigentes e superando-as.Downloads
Referências
ALTMICKS, Alfons Heinrich. Principais paradigmas da pesquisa em Educação realizada no Brasil. Contrapontos, v. 14, n. 2, mai./ago. 2014.
BATISTA, M. S. S. Políticas públicas de educação ambiental: a gestão do Programa Municipal de Educação Ambiental de Mossoró-RN. Dissertação de Mestrado – PPGE/DEPED/UFRN, Rio Grande do Norte, 2007.
CARLETTO, D. L.; ROCKETT, A. N.; GUERRA, A. F. S. A hermenêutica na educação ambiental: a compreensão como pesquisador e a interpretação para a pesquisa. Revista Eletrônica de Mestrado em Educação Ambiental, Rio Grande, v. 34, n. 3, p. 93-111, set./dez. 2017.
CARVALHO, I. C. M. A perspectiva das pedras: considerações sobre os novos materialismos e as epistemologias ecológicas. Pesquisa em Educação Ambiental, v. 9, n. 1, p. 69-79, 2014.
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004.
DAWIDMAN, L. N. Educação Ambiental Crítica na escola pública: limites e possibilidades. 2021. Orientador: Leonardo Kaplan. 124 fls. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação – Licenciatura em Ciências Biológicas). Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.
ENGELS, F. Dialética da natureza. São Paulo: Boitempo, 2020.
ENGELS, F. Anti-Dühring. São Paulo: Boitempo, 2015.
FRIGOTTO, G. A crise da economia global e dos referenciais teóricos e a regressão mercantil na educação e na formação dos educadores. In: BEVILACQUA, A. P. et al (orgs). O paradigma da economia global e o desenvolvimento sustentável para a formação docente e discente em educação. Rio de Janeiro: Ed. UFC e Inverta, 2016.
GUIMARÃES, M. Por uma educação ambiental crítica na sociedade atual. Margens Interdisciplinares, v. 1, n. 9, pp. 11-22, 2013.
GUIMARÃES, M. Educação Ambiental Crítica. In: Layrargues, P. P. (Org.). Identidades
da educação ambiental brasileira. 1ª ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2004, pp.
-34.
HARVEY, D. Contradição 16: a relação do capital com a natureza. 17 contradições e o fim do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2016, pp.229-243.
HARVEY, D. Espaços de esperança. São Paulo: Loyola, 2009.
HARVEY, D.. A condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 2007.
LAVOURA, T. N. O ceticismo epistemológico e a agenda pós-moderna: implicações para o trabalho educativo. Filosofia e Educação, vol. 8, n. 2, Campinas, jun.-set. 2016, pp. 194-218.
LAYRARGUES, P. P.; LIMA, G. F. Macrotendências político-pedagógicas da educação ambiental brasileira. Ambiente & Sociedade, São Paulo, v. 17, n. 1, 2014, pp. 23-40.
LIMA, G. F. C. Educação Ambiental no Brasil: formação, identidades e desafios. Campinas: Papirus, 2011.
LIMA, G. F. C.. Formação e Dinâmica do Campo da Educação Ambiental no Brasil: Emergência, identidades, desafios. 2005. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 2005.
LOMBARD, J. C. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels. Tese de Livre Docência. Unicamp: Faculdade de Educação, 2010.
LOPES, P. A. Os sentidos de crítica na Educação Ambiental Crítica. 2019. Orientador: Carlos Frederico Bernardo Loureiro. 125 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
LOUREIRO, C. F. B.; NOVICKI, V.; TREIN, E.; TOZONI-REIS, M, F. C. Contribuições da teoria marxista para a educação ambiental crítica. Cadernos do CEDES (UNICAMP), v. 29, 2009, pp. 81-97.
LOUREIRO, C. F. B.; NOVICKI, V.; TREIN, E.; TOZONI-REIS, M, F. C. Karl Marx: História, crítica e transformação social na unidade dialética da natureza. In: CARVALHO, I. C. de M.; GRÜNN, M; TRAJBER, R. (orgs.). Pensar o ambiente: bases filosóficas para a educação ambiental. Brasília: MEC/UNESCO, 2006.
TRAJBER, R. Trajetória e fundamentos da educação ambiental. São Paulo: Cortez, 2004.
TRAJBER, R. Premissas teóricas para uma educação ambiental transformadora. Ambiente & Educação, n. 8, 2003, pp. 37-54.
LOVATTO, A. Crítica às Teorias Pós-Modernas: contrarrevolução burguesa e transgressão resignada. YouTube. 02 de fevereiro de 2021. Disponível em <http://www.youtube.com.br/gfJMgMRK1bU>. Acesso em 14 de junho de 2021.
LOVATTO, A.. Crítica às Teorias Pós-Modernas: “A Contrarrevolução Burguesa e o Assalto à Razão” (episódio 2). YouTube. 16 de fevereiro de 2021. Disponível em <http://www.youtube.com.br/74mUmLVO8I>. Acesso em 14 de junho de 2021.
MAIA, J. S.; TEIXEIRA, L. A. Formação de professores e educação ambiental na escola pública: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, no 63, p. 293-305, jun. 2015.
MAIA, J. S.; TEIXEIRA, L. A; AGUDO, M. M. Educação ambiental como campo de disputas: necessária discussão epistemológica. Planeta Amazônia: Revista Internacional de Direito Ambiental e Políticas Públicas, n. 7, 2015, pp. 75-87. MARQUES, L. Capitalismo e colapso ambiental. Campinas: Editora da Unicamp, 2ª ed., 2016.
MALANCHEN, J. Cultura, conhecimento e currículo: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2016.
MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2010.
MARX, K; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2007.
MÉSZÁROS, I. Para além do Capital. São Paulo: Boitempo, 2011.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
MOREIRA, R. Geografia e práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geográficas. São Paulo: Contexto, 2012.
MUSSI, R. Apresentação. In: ENGELS, F. Dialética da natureza. São Paulo: Boitempo, 2020, pp. 15-24.
NETTO, J. P. Introdução aos estudos do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
O’CONNOR, J. Capitalismo e meio ambiente. Revista Novos Rumos, n. 21, vol. 8, 1993, pp. 40-43.
OLIVEIRA, A. C. B. A penetração da educação ambiental crítica nos artigos publicados na ANPEd. 2015. Orientador: Ralph Ings Bannell. 99fls. Dissertação (Mestrado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
SAMPAIO, S. M. V. Educação Ambiental e Estudos Culturais: entre rasuras e novos radicalismos. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 4, 2019.
SILVA, M. C. B. A perspectiva crítica nas pesquisas em Educação Ambiental – dissertações e teses. 2015. 119 fls. Orientadora: Clarice Sumi Kawasaki. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Ciências, Letras e Filosofia de Ribeirão Preto, USP, Ribeirão Preto, 2015.
TEIXEIRA, L. A.; NEVES, J. P.; SILVA, F. P.; TOZONI-REIS, M. F. C.; NARDI, R. Referenciais teóricos da pesquisa em educação ambiental em trabalhos acadêmicos. In: Anais do VI ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Forianópolis, 2007, pp. 1-12.
Disponível em http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/vienpec/CR2/p625.pdf Acesso em 02 de junho de 2021.
TONET, I. Educação, cidadania e emancipação humana. 1. ed. Unijuí, 2005.
TREIN, E. Educação Ambiental Crítica: crítica de quê? Revista Contemporânea de Educação, vol. 7, n. 14, ago./dez. 2012.
VIEIRA, F. L. R. O método sem história: uma crítica da metodologia moriniana da complexidade. Cronos, Rio Grande do Norte, v. 7, n. 2, p. 339-351, jul./dez. 2006.
Recebido em:15.06. 2021
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).