Reflexões acerca dos conceitos de Estado, hegemonia e educação na obra de Antonio Gramsci sob a interpretação de seus comentadores: entre divergências e convergências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.44717

Palavras-chave:

Gramsci, Estado, sociedade, hegemonia, ideologia, educação

Resumo

O nosso objetivo é apontar a relação entre as definições sobre Estado, hegemonia e educação em suas similaridades e diferenciações, considerando a essência da fundamentação teórica gramsciana e dos estudiosos que se dedicaram à sua compreensão. Diante da complexidade teórica de Gramsci e da diversidade de sua interpretação, optamos por uma pesquisa bibliográfica, pois nos possibilitou verificar a importância que têm as obras de referência e demais escritos selecionados para a realização deste estudo, visto que constituem fonte perene da qual retiramos as evidências para apoiar os nossos argumentos. Entendemos que a relação entre Estado, hegemonia e educação não pode desprezar os aspectos culturais, políticos, sociais, econômicos e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Pós-Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (PPGE/FE/UFG). Doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação em Gestão, Educação e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás (PPGET/UEG). Membro do Comitê de Avaliação de Projetos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo da Universidade Federal de São Carlos (GEPEC/HISTEDBR/UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil da Universidade Estadual de Goiás (NEPERBR/GEPEC/UEG). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6329956147647810. Orcid: https://orcid.org/0000-0003-1538-1208. E-mail: reisdossantos.flavio@gmail.com.

Referências

BUCI-GLUCKSMAN, Christinne. Gramsci e o estado. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.

CARVALHO, Paulla Helena Silva. O ensino desinteressado em Gramsci nas políticas de expansão da educação superior no Brasil. In: MICHELOTTO, Regina Maria; PFEIFER, Mariana (Orgs.). Política e educação em Gramsci. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2010.

DIAS, Edmundo Fernandes. Hegemonia: racionalidade que se faz história. In: DIAS, Edmundo Fernandes et al. O outro Gramsci. São Paulo: Xamã, 2006.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 3. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1978.

LIGUORI, Guido. Estado e sociedade civil: de Marx a Gramsci. Novos Rumos, Marília, ano 21, n. 46, 2006. Disponível em: <https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2093/1725>. Acesso em: 12 mar. 2021.

LIGUORI, Guido. Estado e sociedade civil: entender Gramsci para entender a realidade. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Pádua. Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MACCIOCCHI, Maria Antonietta. A favor de Gramsci. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.

MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 36 ed. Livro I, Volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.

MEDICI, Rita. O conceito gramsciano de nação hegemônica. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Pádua (Orgs.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

NOGUEIRA, Marco Aurélio. As três ideias de sociedade civil, o estado e a politização. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Pádua (Orgs.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.

NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

SCHLESENER, Anita Helena. Política e educação em Gramsci: reflexões a partir dos escritos de 1916 a 1918. In: MICHELOTTO, Regina Maria; PFEIFER, Mariana (Orgs.). Política e educação em Gramsci. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2010.

SOBRAL, Karine Martins; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos. A concepção de hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci. Cadernos do GPOSSHE On-line, Fortaleza, v. 3, n. 2, 2020. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/3361/2887>. Acesso em: 12 fev. 2021.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Santos, F. R. (2021). Reflexões acerca dos conceitos de Estado, hegemonia e educação na obra de Antonio Gramsci sob a interpretação de seus comentadores: entre divergências e convergências. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(2), 803–818. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.44717