Reflexões acerca dos conceitos de Estado, hegemonia e educação na obra de Antonio Gramsci sob a interpretação de seus comentadores: entre divergências e convergências
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.44717Palavras-chave:
Gramsci, Estado, sociedade, hegemonia, ideologia, educaçãoResumo
O nosso objetivo é apontar a relação entre as definições sobre Estado, hegemonia e educação em suas similaridades e diferenciações, considerando a essência da fundamentação teórica gramsciana e dos estudiosos que se dedicaram à sua compreensão. Diante da complexidade teórica de Gramsci e da diversidade de sua interpretação, optamos por uma pesquisa bibliográfica, pois nos possibilitou verificar a importância que têm as obras de referência e demais escritos selecionados para a realização deste estudo, visto que constituem fonte perene da qual retiramos as evidências para apoiar os nossos argumentos. Entendemos que a relação entre Estado, hegemonia e educação não pode desprezar os aspectos culturais, políticos, sociais, econômicos e culturais.
Downloads
Referências
BUCI-GLUCKSMAN, Christinne. Gramsci e o estado. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1980.
CARVALHO, Paulla Helena Silva. O ensino desinteressado em Gramsci nas políticas de expansão da educação superior no Brasil. In: MICHELOTTO, Regina Maria; PFEIFER, Mariana (Orgs.). Política e educação em Gramsci. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2010.
DIAS, Edmundo Fernandes. Hegemonia: racionalidade que se faz história. In: DIAS, Edmundo Fernandes et al. O outro Gramsci. São Paulo: Xamã, 2006.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Volume 3. 3 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o estado moderno. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. 4 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.
GRUPPI, Luciano. O conceito de hegemonia em Gramsci. 2 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1978.
LIGUORI, Guido. Estado e sociedade civil: de Marx a Gramsci. Novos Rumos, Marília, ano 21, n. 46, 2006. Disponível em: <https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/novosrumos/article/view/2093/1725>. Acesso em: 12 mar. 2021.
LIGUORI, Guido. Estado e sociedade civil: entender Gramsci para entender a realidade. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Pádua. Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACCIOCCHI, Maria Antonietta. A favor de Gramsci. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política. 36 ed. Livro I, Volume 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2019.
MEDICI, Rita. O conceito gramsciano de nação hegemônica. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Pádua (Orgs.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
NOGUEIRA, Marco Aurélio. As três ideias de sociedade civil, o estado e a politização. In: COUTINHO, Carlos Nelson; TEIXEIRA, Andréa de Pádua (Orgs.). Ler Gramsci, entender a realidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
NOSELLA, Paolo. A escola de Gramsci. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2010.
SCHLESENER, Anita Helena. Política e educação em Gramsci: reflexões a partir dos escritos de 1916 a 1918. In: MICHELOTTO, Regina Maria; PFEIFER, Mariana (Orgs.). Política e educação em Gramsci. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2010.
SOBRAL, Karine Martins; RIBEIRO, Ellen Cristine dos Santos. A concepção de hegemonia no pensamento de Antonio Gramsci. Cadernos do GPOSSHE On-line, Fortaleza, v. 3, n. 2, 2020. Disponível em: <https://revistas.uece.br/index.php/CadernosdoGPOSSHE/article/view/3361/2887>. Acesso em: 12 fev. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).