O sujeito histórico e a filosofia da práxis: a contribuição de Gramsci para o processo revolucionário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.44678

Palavras-chave:

Sujeito histórico, Filosofia da Práxis, Hegemonia

Resumo

As formulações carcerárias de Gramsci refletem um denso tempo histórico de ascensão fascista e violência contra os trabalhadores. Muda-se o contexto, mas não a tragédia e a destruição pelo capital. Atualmente, os governos de extrema direita e o neoliberalismo agonizam o conjunto da classe trabalhadora, levando-a ao pauperismo e a precárias condições objetivas e subjetivas de vida. A contribuição de Gramsci é decisiva: a classe trabalhadora necessita construir outra hegemonia, disputar o consenso e educar as massas populares. Assim, o objetivo deste texto é buscar as contribuições de Gramsci para com a discussão do sujeito histórico e a filosofia da práxis como condição para libertação e emancipação humana, pressupostos tão candentes para enfrentar a atual realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Goretti Rodrigues, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Graduação em Geografia na UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora. Doutorando em Educação pela UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Seropédica, RJ - Brasil.

Ramofly Bicalho, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Associado III na UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica. Lotado no Departamento de Educação do Campo, Movimentos Sociais e Diversidade. Docente na Licenciatura em Educação do Campo, no PPGEA – Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola e no PPGEduc – Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares. Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal Fluminense – UFF. Atua com as seguintes temáticas: História da Educação do Campo e Movimentos Sociais. Educação Popular e Educação de Jovens e Adultos.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do Trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2009.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. vol. I. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. vol. II. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. vol. III. 6 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

KONDER, Leandro. O que é dialética. São Paulo: Abril Cultural; Brasiliense, 1985.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

MARX, Karl. O Dezoito Brumário. 3 ed. São Paulo: Centauro, 2003.

MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.

MENDONÇA, Sônia Regina de. O Estado ampliado como ferramenta metodológica. Marx e o Marxismo, Niterói-RJ, v.2, n.2, jan./jul. 2014. p. 27-43.

RAGAZZINI, Dario. Teoria da personalidade na sociedade de massa: a contribuição de Gramsci. Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

ROIO, Marcos Del. Os prismas de Gramsci: a fórmula política da frente única (1919-1926). 2 ed. São Paulo: Boitempo, 2019.

SEMERARO, Giovanni. Gramsci e os novos embates da filosofia da práxis. São Paulo: Ideias & Letras, 2006.

WEFFORT, Francisco C. (org.). Os clássicos da política. vol. 1. 2 ed. São Paulo: Ática, 1991.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

Rodrigues, G. G., & Bicalho, R. (2022). O sujeito histórico e a filosofia da práxis: a contribuição de Gramsci para o processo revolucionário. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 14(1), 635–645. https://doi.org/10.9771/gmed.v14i1.44678