Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.44396

Palavras-chave:

educação ambiental, formação de professores, Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

A educação ambiental é um campo de pesquisa e prática pedagógica consolidado no Brasil, suas várias perspectivas fundamentam diferentes compreensões quanto a função social da escola, da formação de professores, da relação conteúdo e forma no trabalho docente e da organização escolar. Assim, debatemos diferentes modelos e tendências do campo da formação de professores, compreendendo a intencionalidade e a tendência pedagógica que os envolvem. A partir disso, defendemos a formação dos pedagogos educadores ambientais enquanto militantes culturais comprometidos politicamente com a classe trabalhadora e com a formação aprofundada dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, de maneira crítica.

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Biografia do Autor

Marcela Agudo Moraes, Instituto de Recursos Naturais (IRN)Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)Campus sede - Itajubá

Professora Adjunta do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestra e Doutora em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru (bolsista CAPES - Proex e FAPESP), pesquisando a educação ambiental na formação de professores. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa Dra Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP; e no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa: Natureza e Sociedade. Ensino de Ciências e Biologia. Educação Ambiental. Formação de Professores. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Escola pública.

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, UNESP/Botucatu

Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e livre-docente em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Aposentada como Professor Adjunto II da Universidade Estadual Paulista - UNESP, junto ao Depto de Educação do IB, Botucatu, continua atuando no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência na FC, Bauru. Tem experiência em diferentes temas da área da Educação, em especial aos estudos em Educação Ambiental com destaque para a sua inserção na escola. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental junto ao Programa de Pós-graduação de Bauru e Pesquisadora Bolsista nível 2 do CNPq.

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Moraes, M. A., & Tozoni-Reis, M. F. de C. (2021). Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 13(2), 607–630. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.44396