Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.44396

Palavras-chave:

educação ambiental, formação de professores, Pedagogia histórico-crítica.

Resumo

A educação ambiental é um campo de pesquisa e prática pedagógica consolidado no Brasil, suas várias perspectivas fundamentam diferentes compreensões quanto a função social da escola, da formação de professores, da relação conteúdo e forma no trabalho docente e da organização escolar. Assim, debatemos diferentes modelos e tendências do campo da formação de professores, compreendendo a intencionalidade e a tendência pedagógica que os envolvem. A partir disso, defendemos a formação dos pedagogos educadores ambientais enquanto militantes culturais comprometidos politicamente com a classe trabalhadora e com a formação aprofundada dos conteúdos científicos, artísticos e filosóficos, de maneira crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcela Agudo Moraes, Instituto de Recursos Naturais (IRN)Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)Campus sede - Itajubá

Professora Adjunta do Instituto de Recursos Naturais (IRN) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestra e Doutora em Educação para a Ciência na UNESP/Bauru (bolsista CAPES - Proex e FAPESP), pesquisando a educação ambiental na formação de professores. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa Dra Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP; e no Ensino Superior, como professora nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa: Natureza e Sociedade. Ensino de Ciências e Biologia. Educação Ambiental. Formação de Professores. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Escola pública.

Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis, UNESP/Botucatu

Pedagoga, mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1994), doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e livre-docente em Educação pela Universidade Estadual Paulista. Aposentada como Professor Adjunto II da Universidade Estadual Paulista - UNESP, junto ao Depto de Educação do IB, Botucatu, continua atuando no Programa de Pós-graduação em Educação para a Ciência na FC, Bauru. Tem experiência em diferentes temas da área da Educação, em especial aos estudos em Educação Ambiental com destaque para a sua inserção na escola. É líder do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental junto ao Programa de Pós-graduação de Bauru e Pesquisadora Bolsista nível 2 do CNPq.

Referências

ALMEIDA, M. L. P.; FÁVERO, A.; TONIETO, C. A expansão do ensino superior no Brasil sob influência da Declaração de Bolonha: primeiras aproximações. Rev. Inter. Educ. Sup. Campinas, v 1, n 2, p. 182-198, 2015.

ANDRÉ, M. (Org.) Formação de professores no Brasil (1990-1998). Brasília: MEC/Inep/Comped, 2002.

ANTUNES, R. Adeus ao trabalho?: ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 8 ed. São Paulo: Cortez, Campinas, SP: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 2002.

ARCE, A. A formação de professores sob a ótica construtivista. In: DUARTE, N. (Org.). Sobre o construtivismo. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. CONSELHO NACIONAL DA EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002.

BRZEZINSKI, I. (Org.). Formação de profissionais da educação (1997-2002). Brasília: MEC/INEP, 2006.

BRZEZINSKI, I. (Org.). Formação de profissionais da educação (2003-2010). Brasília: MEC/INEP, 2014.

BUENO, J. Z. Ética marxista e formação moral na escola. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

CARVALHO, I. C. M. C.; FARIAS, C. R. O. Um balanço da produção científica em educação ambiental de 2001 a 2009 (ANPEd, ANPPAS e EPEA). Revista Brasileira de Educação, v. 16, n. 46, 2011.

COLAVOLPE, C. R.; TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C. L. Trabalho pedagógico e a formação de professores/militantes culturais: construindo políticas para a educação física, esporte e lazer. Salvador: EDUFBA, 2009.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2 ed., 2012.

DINIZ-PEREIRA, J. E. O ovo ou a galinha: a crise da profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 92, p. 34-51, 2011.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção do campo da pesquisa sobre formação de professores. Revista FAEEBA, v. 22, p. 127-136, 2013.

DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores da Educação Básica no Brasil no limiar dos 20 anos da LDBEN. Notandum (USP), v. 42, p. 139-160, 2016.

DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010a.

DUARTE, N. A pesquisa e a formação de intelectuais críticos na pós-graduação em educação. In: DUARTE, N.; DELLA FONTE, S. S. Arte, conhecimento e paixão na formação humana: sete ensaios da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2010b.

DUARTE, N. Lukács e Saviani: a ontologia do ser social e a pedagogia histórico-crítica. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (Orgs.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012.

FACCI, M. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

FREITAS, L. C. Em direção a uma política para a formação de professores. Em Aberto, Brasília, ano 12, n.54, abr./jun. 1992.

GAMA, C N. Princípios curriculares à luz da pedagogia histórico-crítica: as contribuições da obra de Dermeval Saviani. Tese (Doutorado) – UFBA, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Salvador, 2015.

GATTI, B. A. Licenciaturas: crise sem mudança? ENDIPE, 15, Belo Horizonte, abr. 2010. Anais… Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 485-508.

GATTI, B. A. Formação inicial de professores para a Educação Básica: pesquisas e políticas educacionais. Est. Aval. Educ., São Paulo, v. 25, n. 57, p. 24-54, 2014.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. S. (Coord). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999. v. 1.

JANKE, N. Políticas públicas de educação ambiental. Tese (Doutorado) – UNESP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Bauru, 2012.

KUENZER, A. Z. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre trabalho e educação. IN: LOMBARDI, J. C., SAVIANI, D, SANFELICE, J. L. (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

LOUREIRO, C. F. B.; TOZONI-REIS, M. F. C. Teoria social crítica e Pedagogia histórico-crítica: contribuições à educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient., Ed. Especial, jul, 2016.

MAIA, J. S. S. Educação ambiental crítica e formação de professores. Curitiba: Appris, 2015.

MAIA, J. S. S.; TEIXEIRA, L. A.; AGUDO, M. M. Educação ambiental como campo de disputas: a necessária discussão epistemológica. Planeta Amazônia, Macapá, n. 7, p. 75-87, 2015.

MARTINS, L. M. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (Orgs.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: UNESP, 2010.

MARTINS, L. M. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo, SP: Martins Fontes, 1974.

MAZZEU, L. T. B. A política educacional e a formação de professores. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. 1 ed. revista. São Paulo: Boitempo, 2011.

MÉSZÁROS, I. O poder da ideologia. São Paulo: Boitempo, 2014.

NOSELLA, P. Trabalho e perspectivas de formação dos trabalhadores: para além da formação politécnica. Revista Brasileira de Educação. v. 12 n. 34, 2007.

SAVIANI, D. Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 1989.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 14 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 9 ed. Campinas: Autores Associados, 2005a.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. 3 ed. rev. 1 reimpr. Campinas, SP: Autores Associados, 2011a.

SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. Poíesis Pedagógica, v. 9, n. 1, p. 07-19, 2011b.

SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. 2 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012a.

SAVIANI, D. O lunar de Sepé: paixão, dilemas e perspectivas na educação. Campinas, SP: Autores Associados, 2014.

SCHÖN, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote. 1992.

SEMERARO, G. Intelectuais “orgânicos” em tempos de pós-modernidade. Cad. Cedes, Campinas, vol. 26, n. 70, p. 373-391, 2006.

SEVERINO, A. J. Preparação técnica e formação ético-política dos professores. In: BARBOSA, R. L. L. (Org.). Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003, p. 71-89.

SILVA, C. S. B. Curso de pedagogia no Brasil: uma questão em aberto. In: PIMENTA, S. G. (Orgs.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2002.

TEIXEIRA, L. A. Formação do educador ambiental: reflexões de um professor da escola pública. Tese (Doutorado) – UNESP, Faculdade de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência. Bauru, 2013.

TEIXEIRA, L. A.; TOZONI-REIS, M. F. C. A Educação Ambiental e a formação de professores: pensando a inserção da Educação Ambiental na escola pública. VII Encontro de pesquisa em educação ambiental, 2013, Rio Claro, SP/Brasil. Anais do VII Encontro de pesquisa em educação ambiental, 2013.

TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental: referências teóricas no ensino superior, Interface - Comunic, Saúde, Educ, v. 5, n. 9, p. 33-50, 2001.

TOZONI-REIS, M. F. C. Educação ambiental: natureza, razão e história. Campinas-SP: Autores Associados, 2008.

TOZONI-REIS, M. F. C. Fontes de informação dos professores da educação básica: subsídios para divulgação dos conhecimentos acadêmicos e científicos sobre educação ambiental. Relatório de Pesquisa. Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. 2010.

TOZONI-REIS, M. F. C.; CAMPOS, L. M. L. Educação ambiental escolar, formação humana e formação de professores: articulações necessárias. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, Edição Especial n. 3, p. 145-162, 2014.

TREIN, E.; CAVALARI, R. M. F. Pesquisa em educação ambiental e questões epistemológicas: a permanência e a renovação. Pesquisa em educação ambiental. v. 9, n1, p. 120-132, 2014.

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Moraes, M. A., & Tozoni-Reis, M. F. de C. (2021). Por uma formação histórico-crítica de pedagogos educadores ambientais na universidade. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(2), 607–630. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.44396