A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.44390

Palavras-chave:

Vida cotidiana, espaço social, pedagogia histórico-crítica.

Resumo

As discussões sobre o papel da escola como instrumento de reprodução da sociedade capitalista emergem com vigor na década de 1960, são alastradas pela área da educação ao longo dos anos e, então, retomadas pela chamada nova sociologia da educação e impregnadas pelo pós-estruturalismo e posteriormente pelo pós-modernismo. O objetivo deste texto é dar vida nova à categoria da reprodução e sua relação com a educação escolar, situando-a (novamente) no âmbito do materialismo dialético. Foi realizada uma análise conceitual ancorada principalmente nos pressupostos legados por Henri Lefebvre e pela pedagogia histórico-crítica. No momento histórico atual a reprodução toma à frente e culmina em um processo de desumanização programada no interior da escola, marcada pela promoção de um desenvolvimento psicológico intencionalmente deficiente.

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Biografia do Autor

Paulo Henrique de Vasconcelos, Universidade Federal de São Carlos

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Mestre em Educação para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP campus Bauru). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar (UFSCar). Professor de Educação Básica.

Maria Cristina dos Santos, Universidade Federal de São Carlos

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Líder e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Política e Educação Escolar (UFSCar).

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Publicado

2021-12-27

Como Citar

de Vasconcelos, P. H., & dos Santos, M. C. (2021). A reprodução das relações de produção e a educação escolar capitalista. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 238–258. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.44390