Apontamentos sobre a financeirização do ensino superior no Brasil (1990-2018)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43866

Palavras-chave:

financeirização da educação, ensino superior, oligopolização no ensino, capital financeiro.

Resumo

Desde os últimos anos da década de 1990, grandes capitais financeiros inseriram as instituições de ensino superior (IES) brasileiras como parte de seus portfólios de colocações monetárias. Esses aportes foram responsáveis, em larga medida, pela total redefinição do ensino superior no país. As IES, convertidas em capitais de ensino, realizaram intensas fusões e aquisições e formaram os oligopólios de ensino que hegemonizam a formação. Argumentamos neste texto que as condições para que esse processo ocorresse dependeram diretamente das relações desses capitais com o Estado, especialmente no que diz respeito (a) às regulamentações na educação e (b) às transferências de fundo público para esses capitais. 

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Biografia do Autor

Allan Kenji Seki, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em Psicologia (UFSC), Mestre em Educação (UFSC) e Doutor em Educação (UFSC). Membro do Conselho da Escola de Formação Política da Classe Trabalhadora - Vânia Bambirra. Pesquisador do Grupo de Investigação em Política Educacional (GIPE-MARX/UFSC) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional (GREPPE/UNICAMP).

Universidade; Educação Superior; Trabalho e Educação; Política Educacional; Economia da Educação; Privatização; Financeirização; Dependência e Educação; Dependência Tecnológica; Teoria Marxista da Dependência (TMD)

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Seki, A. K. (2021). Apontamentos sobre a financeirização do ensino superior no Brasil (1990-2018). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 48–71. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43866