Estado, classe dominante e educação: uma análise crítica das propostas e das ações do Movimento Brasil Competitivo para a educação básica

Autores

  • Fabrício Fonseca Silva Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
  • Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento Educação e Sociedade (DES/IM).

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43773

Palavras-chave:

Educação básica, social-liberalismo, Estado Ampliado, Intelectual orgânico, Movimento Brasil Competitivo.

Resumo

O presente artigo analisa a atuação do Movimento Brasil Competitivo (MBC) na educação básica, nas duas últimas décadas do século XXI. Sustentamos a hipótese de que o MBC constitui uma importante frente de mobilização do empresariado, da sociedade civil e da sociedade política, na tarefa histórica de reconfigurar as estruturas do Estado e da educação, conforme os interesses particulares das classes dominantes. Para isso, utilizamos como referencial teórico-metodológico a concepção de Estado ampliado, iniciada a partir das reflexões de Antonio Gramsci e aprofundada, no Brasil, por Sônia Regina Mendonça.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício Fonseca Silva, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGEduc/UFRRJ) e doutorando em Educação pelo pelo mesmo programa. Membro do Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE/UFRRJ). Professor da rede pública do Estado do Rio de Janeiro.

Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Departamento Educação e Sociedade (DES/IM).

Professor Adjunto do Departamento Educação e Sociedade (DES) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Mestre e doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) . Líder do grupo de pesquisa Laboratório de Investigação em Estado, Poder e Educação (LIEPE). Membro filiado à International Gramsci Society (IGS) e à Red Latinoamericana y Caribña de Estudos Gramscianos. Coordenador da coluna Tubarões da Educação no portal Esquerda. 

Referências

BANCO MUNDIAL. Prioridades y estrategias para la educación: estudio sectorial del Banco Mundial. Washington, D.C.: Banco Mundial, 1995.

BRASIL. Ministério do Trabalho/Pacti/PBQP. Questões críticas da educação brasileira, consolidação de propostas e subsídios para as ações nas áreas da tecnologia e da qualidade. Brasília: MTb, 1995.

FONTES, Virgínia. Capitalismo filantrópico? – múltiplos papéis dos aparelhos privados de hegemonia empresariais. Marx e o Marxismo, v.8, n.14, jan/jun, 2020. Disponível em: http://bit.do/fLZiR. Acesso em: 10 de outubro de 2020.

Fórum Trabalho-Educação. Carta Educação. Estudos Avançados, n. 6 (14), 1992. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v6n14/v6n14a14.pdf. Acesso em: 23 de maio de 2020.

JOHANNPETER; Jorge Gerdau. Todos Pela Educação. In: Reescrevendo a Educação: propostas para um Brasil melhor. Editoras Ática e Scipione, 2007.

GENTILE, Pablo. Três teses sobre a relação trabalho e educação nos tempos neoliberais. In: LOMBARDI, José Claudinei et ali (ORG). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados; HISTEDBR, 2002, p.45-60.

GENTILI, Pablo. A falsificação do consenso: simulacro e imposição na reforma educacional do neoliberalismo: Vozes, 1998.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere, vol. 3, edição de Carlos Nelson Coutinho, com a colaboração de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 2001.

KRAWCZYK, Nora. Brasil – Estados Unidos A trama de relações ocultas na destruição da escola pública. In: Escola pública: tempos difíceis, mas não impossíveis. - Campinas, SP: FE/UNICAMP; Uberlândia, MG: Navegando, 2018

LEHER, Roberto. Classes sociais e educação no Brasil contemporâneo. In: Universidade e heteronomia cultural no capitalismo dependente: um estudo a partir de Florestan Fernandes. - Rio de Janeiro: Consequência, 2018.

LIMA, Licínio. Aprender para ganhar, conhecer para competir: sobre a subordinação da educação na sociedade da aprendizagem. São Paulo: Cortez, 2012.

MARTINS, Erika. Todos pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.

MENDONÇA, Sonia R. de. O Estado Ampliado como Ferramenta Metodológica. Marx e o Marxismo v.2, n.2, jan/jul 2014.

MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO. Programa Modernizando a Gestão Pública. Disponível em: http://bit. do/fJLLM. Acesso em: 09 de julho de 2020.

MOVIMENTO BRASIL COMPETITIVO. Seminário discute importância da educação para Competitividade do país, 2004. Disponível em: http://bit.do/fLD3o. Acesso em: 09 de julho de 2020.

MOTTA, Vânia. Ideologia do Capital Social: atribuindo uma face mais humana ao capital. Rio de Janeiro: EDUERJ/FAPERJ, 2012.

OLIVEIRA, Francisco de. Privatização do público, destituição da fala e anulação da política:

o totalitarismo neoliberal. In: Orgs. Francisco de Oliveira e Maria Célia Paoli. Os sentidos da democracia: políticas do dissenso e a hegemonia global. Brasília: Editora Vozes, 1999, p. 55-81.

OLIVEIRA. Ramon de. Empresariado Industrial e a educação brasileira: qualificar para competir? São Paulo: Cortez, 2005.

PEREIRA, João Márcio Mendes. Dimensões da história do Banco Mundial como ator político, intelectual e financeiro. Cad. Saúde Pública, 2018; 34.

SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Pedagogia do mercado: neoliberalismo, trabalho e educação no século XX. Rio de Janeiro: Ibis Libris, 2012.

SCHULTZ, Theodore W. O capital humano. Investimentos em educação e pesquisa. Trad. Marco Aurélio de Moura Matos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1963.

SHIROMA, Eneida Otto; GARCIA, Rosalba Maria Cardoso; CAMPOS, Roselane Fatima. Conversão das “almas” pela liturgia da palavra: uma análise do movimento Todos pela Educação. In: BALL, Stephen J.; MAINARDES, Jefferson. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Silva, F. F., & Lamosa, R. de A. C. (2021). Estado, classe dominante e educação: uma análise crítica das propostas e das ações do Movimento Brasil Competitivo para a educação básica. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 138–151. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43773