Novas e tradicionais formas de empresariamento da educação no Brasil: a atuação da Confederação Nacional da Indústria no neoliberalismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43772

Palavras-chave:

Tradição Marxista

Resumo

As alterações no bloco histórico neoliberal trouxeram implicações para as formas de dominação burguesa no Brasil, particularmente para a educação, a partir dos anos de 1970. A partir do aporte teórico e metodológico do materialismo histórico e dialético, de Karl Marx e Friedrich Engels, assim como as formulações teóricas de Antonio Gramsci, o presente artigo visa apresentar a analise acerca dos novos mecanismos de empresariamento da educação assimilados pela Confederação Nacional da Indústria e utilizados durante a construção das recentes políticas públicas que constituem o Novo Ensino Médio.

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Biografia do Autor

Livia Mouriño de Mello, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense

Livia Mouriño de Mello, doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Integrante do GPETED - Grupo de Pesquisa Estado, Trabalho, Educação e Desenvolvimento: pensamento crítico latino-americano e tradutibilidade de Antonio Gramsci: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4236315191638552. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5841537465911168. ORCID id: https://orcid.org/0000-0002-0846-2555. E-mail: livia.mourino@gmail.com.

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Mello, L. M. de. (2021). Novas e tradicionais formas de empresariamento da educação no Brasil: a atuação da Confederação Nacional da Indústria no neoliberalismo. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 180–197. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43772