A formação docente e a centralidade do trabalho na educação do campo: a experiência do círculo de leitura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.43764

Palavras-chave:

pedagogia socialista, formação docente, escolas do campo

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre as possibilidades de formação de educadores/as comprometidos/as com a emancipação humana, considerando diferentes espaços do percurso acadêmico. Abordamos uma prática educativa denominada Círculo de Leitura da Pedagogia Socialista que tem em sua perspectiva ir além dos componentes curriculares estabelecidos nas propostas pedagógicas dos cursos de formação docente, em especial da Licenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina. Analisamos as principais produções acadêmicas dos participantes que originaram o Círculo, buscando identificar potencialidades e limites dessa experiência na qualificação da formação docente.

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Biografia do Autor

Natacha Eugênia Janata, Universidade Federal de Santa Catarina/Centro de Ciências da Educação.

Pós-doutora em Educação (UFBA). Professora do Departamento de Educação do Campo (CED/UFSC). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (GECA/UFSC) -  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4956438351481625. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6099984355262138. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-8308-0736. E-mail: natacha.janata@ufsc.br.

Cynthia Claudia Romero, Professora da Educação Básica.

Especialista em Docência para a Educação Técnica Profissional (IFSC-Garopaba). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (GECA/UFSC) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4956438351481625. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5235875780877871. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-9869-4834. E-mail: fitikador@gmail.com.

Antony Josué Corrêa, Professor da Educação Básica na Rede Municipal de de Educação de Florianópolis e na Rede Estadual de Educação de Santa Catarina

Licenciado em Educação do Campo - Ciências da Natureza e Matemática (UFSC). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Escola do Campo e Agroecologia (GECA/UFSC) -  dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4956438351481625. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5391456558038066. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-5836-7097. E-mail: antonyjosue@gmail.com.

Julia Boemer, Professora dos Anos Iniciais da Rede Municipal de Educação de Florianópolis.

Mestre em Educação (UFSC). Currículo Lattes:  http://lattes.cnpq.br/5909623940911662. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-4357-1378. E-mail: juliaboemer89@gmail.com.

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Janata, N. E., Romero, C. C., Corrêa, A. J., & Boemer, J. (2021). A formação docente e a centralidade do trabalho na educação do campo: a experiência do círculo de leitura. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(2), 654–675. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.43764