Reabertura das escolas em tempos de pandemia: reflexões sobre as particularidades da educação básica em Niterói (RJ)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43763

Palavras-chave:

Pandemia e Educação, Reabertura de Escolas em Niterói, Função Social da Escola, Trabalho e Educação, Privatização do Ensino.

Resumo

Resumo: A reabertura das escolas em tempos de pandemia da Covid-19 mobiliza diferentes posições e interesses em disputa na sociedade. Com base em referenciais marxistas, este artigo busca tecer reflexões sobre as determinações do capitalismo nas diferentes argumentações e movimentações políticas que atravessam a pressão social pelo retorno às aulas presenciais em plena crise sanitária do coronavírus, tendo como contexto a Educação Básica na cidade de Niterói (RJ). Entendemos que o debate apresentado incide diretamente sobre a vida da classe trabalhadora, dada a centralidade da escola na organização social e familiar.

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Biografia do Autor

Francine Helfreich, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Assistente Social. Doutora em Serviço Social. Professora Adjunta do Departamento de Serviço Social e do
Professora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social e Desenvolvimento Regional (mestrado) da
Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense.

Stephanie Di Chiara Salgado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

Prof. de química (IFRJ), Mestre em Educação (Unirio). Pesquisadora do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASur) e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Práticas em Educação (GIPPEd).

Rejane Dias Corrêa Machado, Fundação Municipal de Educação de Niterói.

Pedagoga. Mestre em Educação (UERJ/FFP). Professora Rede Municipal de Educação de Niterói (FME/Niterói).

Luana Mayer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Historiadora. Doutoranda em História Social da Cultura (PUC-RIO). Pesquisadora do grupo de pesquisa Laboratório de Pesquisa em Conexões Atlânticas da PUC-RIO.

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Helfreich, F., Salgado, S. D. C., Machado, R. D. C., & Mayer, L. (2021). Reabertura das escolas em tempos de pandemia: reflexões sobre as particularidades da educação básica em Niterói (RJ). Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 367–396. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43763