Inova Educação na rede estadual paulista: programa empresarial para formação do novo trabalhador
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43759Palavras-chave:
Inova Educação, privatização da educação, formação do novo trabalhador, precarização, política educacional, precarização.Resumo
À luz de conceitos gramscianos de Estado Integral e americanismo e da crítica da racionalidade neoliberal de Laval, o artigo analisa o Programa Inova Educação da rede estadual paulista por meio de fontes primárias, em documentos da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e revisão bibliográfica. As ações de agentes privados com o Programa Inova caracterizam um processo de privatização endógena que visa à implantação da Reforma do Ensino Médio, situando-se numa complementaridade entre padronização e flexibilidade curricular, e à formação para práticas laborais precárias, cuja marca da juventude no Brasil é de elevada informalidade. Nessa articulação, o Inova Educação subordina a escola ao mercado e aponta um projeto de formação do novo trabalhador na governamentalidade neoliberal.
Downloads
Referências
ABÍLIO, L. C. et. al. Condições de trabalho de entregadores via plataforma digital durante a Covid-19. Revista Jurídica Trabalho e Desenvolvimento Humano, Campinas, v. 3, EDIÇÃO ESPECIAL – DOSSIÊ COVID-19, p.1-21, 2020.
ABÍLIO, L. C. Uberização do trabalho: subsunção real da viração. Passa Palavra. Publicado em 15 jan. 2019. Disponível em: http://passapalavra.info/2017/02/110685, acesso em 25 jun. 2020.
ADRIÃO, T.; GARCIA, T.; DRABACH, N. A influência de atores privados na educação paulista: a primeira geração da privatização. Políticas Educativas, Paraná, v. 13, n. 2, p. 96-108, 2020.
AMORIM, H.; GRAZIA, M. R. Taylorização e auto-Taylorização do trabalho: As metodologias ágeis na indústria de software. Século XXI: Revista de Ciências Sociais, v. 8, n. 2, 2018.
APPLE, M. Ideologia e Currículo. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BALL, S. Educação Global S.A.: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: UEPG, 2020.
BANCO MUNDIAL. Aprendizagem para todos: Estratégia 2020 para a Educação do Grupo Banco Mundial. Resumo executivo. Washington, DC: Banco Mundial, 2011.
BANCO MUNDIAL. Competências e empregos: uma agenda para a juventude: síntese de constatações, conclusões e recomendações de políticas. Brasília, 2018.
BIANCHI, A. O laboratório de Gramsci: filosofia, história e política. 2a. ed. Porto Alegre: Zouk, 2018.
BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de Fevereiro de 2017. Brasília, 2017a. Disponível em: . Acesso em 20 abr. 2019.
BRASIL. Lei nº 13.429/2017, de 31 de março de 2017. Brasília, 2017b. Disponível em:, acesso em: 2 jul. 2019.
BRASIL. Lei nº 13.467/2017, de 13 de julho de 2017. Brasília, 2017c. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.
BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Brasil, 2018b. Disponível em: <https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199>, acesso em 09 mar. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular – Ensino Médio. Educação é a Base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018a. Disponível em: Acesso em 20 abr. 2019.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017. Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Brasília: Diário Oficial da União, 2017. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/L13467.htm> Acesso em 20 abr. 2019.
BRUNS, B.; EVANS, D.; LUQUE, J. Achieving world class education in Brazil: the next agenda. Washington: The World Bank, 2012. Disponível em: <https://openknowledge.worldbank.org/handle/10986/2383htm>, acesso em: 2 jul. 2019.
CARVALHO, R. S.; SILVA, R.R. D. Currículos socioemocionais, habilidades do século XXI e o investimento econômico na educação: as novas políticas curriculares em exame. Educ. rev., Curitiba, n. 63, p. 173-190, Mar., 2017.
CASIMIRO, F. H. C. A Nova Direita: Aparelhos de ação política e ideológica no Brasil contemporâneo. São Paulo: Expressão Popular, 2018.
CÁSSIO, F. et al. Heterarquização do Estado e a expansão das fronteiras da privatização da educação em São Paulo. Educ. Soc., v. 41, e241711. Dez., 2020.
CÁSSIO, F. L. Existe vida fora da BNCC? In: CÁSSIO, F.; CATELLI JR., R. (Orgs) Educação é a Base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019, p. 13-39.
CÁSSIO, F. L.; GOULART, D. C.; XIMENES, S. B. Contratos de Impacto Social na rede estadual de São Paulo: Nova modalidade de parceria público-privada no Brasil. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 130, 2018.
CATINI, C. R. Educação: revelação de mais uma face da financeirização e privatização dos direitos sociais. Revista IHU On-Line, São Leopoldo, edição 539, 2019, p. 22-28. Disponível em: <http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao539.pdf>, acesso em 20 fev. 2021.
CATINI, C. R. Empreendedorismo, Privatização e o Trabalho Sujo da Educação. Revista USP, v. 127, p. 53-68, 2020.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-316.
CORSEUIL, Carlos Henrique; FRANCA, Maíra; POLOPONSKY, Katcha. Trabalho informal entre os jovens brasileiros: considerações sobre a evolução no período 2001-2013. In: SILVA, Enid Rocha Andrade da.; BOTELHO, Rosana Ulhôa (orgs.) Dimensões da experiência juvenil brasileira e novos desafios às políticas públicas. Brasília: Ipea, 2016.
CORTI, A. P. Política e significantes vazios: uma análise da Reforma do Ensino Médio de 2017. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 35, e201060, 2019.
DARDOT, P.; LAVAL, C. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Boitempo, 2016.
DOURADO, L. F. Projetos educacionais em disputa e a LDB: diversos olhares que se entrecruzam. In: BRZEZINSKI, I. (org). LDB 1996 vinte anos depois: projetos educacionais em disputa. São Paulo: Cortez, 2018, p. 7-11.
DRUCK, G. A precarização social do trabalho no Brasil. In: ANTUNES, R. (org). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil II. São Paulo: Boitempo, 2013, p. 55-73.
FERRETI, C. J.; SILVA, M. R. Reforma do Ensino Médio no contexto da Medida Provisória nº 746/2016: Estado, currículo e disputas por hegemonia. Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 385-404, Jun. 2017.
FILGUEIRAS, V.; ANTUNES, R. Plataformas digitais, uberização do trabalho e regulação no capitalismo contemporâneo. In: ANTUNES, R. (org.) Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
FONTES, V. Capitalismo em tempos de uberização: do emprego ao trabalho. In Marx e o Marxismo, v.5, n.8, jan/jun, 2017, p. 45-67.
FONTES, V. Capitalismo filantrópico? Múltiplos papéis dos aparelhos privados de hegemonia empresariais. Marx e o Marxismo, v.8, n.14, jan/jun 2020.
FUNDAÇÃO LEMANN. Projeto de Vida: o papel da escola na vida dos jovens. s/d. Disponível em: <https://fundacaolemann.org.br/ materiais/projeto-de-vida>. Acesso em 20 out. 2020
FUNDAÇÃO LEMANN. Projeto de Vida. Relatório técnico. s/d. Disponível em: https://fundacaolemann.org.br/materiais/projeto-de-vida, acesso em 25 mai 2019.
GIROTTO, E. D.; CÁSSIO, F. A desigualdade é a meta: Implicações socioespaciais do Programa Ensino Integral na cidade de São Paulo. Education policy analysis archives. 26. 109, 2018.
GIROTTO, E. D.; JACOMINI, M. A. Entre o discurso da excelência e a lógica do controle: os riscos do Programa Ensino Integral na rede estadual de São Paulo. Rev. Cienc. Educ., Americana, ano XXI, n. 45, p. 87-113, jul./dez. 2019.
GRAMSCI, Antonio. Quaderni del carcere. Edição crítica do Istituto Gramsci. Org. Valentino Gerratana. Turim: Einaudi, 1977.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Educação Integral para o Século XXI: O desenvolvimento pleno na formação para a autonomia, 2017. Disponível em: , acesso em 25 nov. 2020.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Ideias para o desenvolvimento de competências socioemocionais – Autogestão. 2020c. Disponível em: , acesso em 03 mar. 2021
INSTITUTO AYRTON SENNA. Proposta de Atividades Socioemocionais para estudantes - Ensino Médio. Atividade 6. 2020b. Disponível em: . Acesso em: 01 mar 2021.
INSTITUTO AYRTON SENNA. Protótipo Minha Escola participa de Movimento Inova em São Paulo. Publicado em 02 mar 2020. 2020a. Disponível em: Acesso em 18 dez. 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua - PNAD Contínua: principais destaques da evolução do mercado de trabalho no Brasil 2012-2019. Brasília: IBGE, 2019.
INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA – IPEA. Mercado de trabalho: conjuntura e análise, n. 67, ano 25. Brasília: Ipea: Ministério do Trabalho, 2019 (Anexo estatístico).
JACOMINI, M. A. O conceito gramsciano de Estado Integral em pesquisas sobre políticas educacionais. Educ. Pesq., São Paulo, v. 46, p. 1-19, 2020 .
JACOMINI, M. A. Política educacional na rede estadual paulista: primeiras iniciativas da gestão (2019-2022). In: ADRIÃO, T.; MARQUES, L. R.; AGUIAR, M. Â. S. Políticas e prioridades para educação básica dos governos estaduais eleitos em 2018: para onde os sistemas estaduais caminham? Brasília: Anpae, 2019, p. 196-213.
KREIN, J. D.; ABÍLIO, L.; FREITAS, P.; BORSARI, P.; CRUZ, R. Flexibilização das relações de trabalho: insegurança para os trabalhadores. In: KREIN, J. D.; GIMENEZ, D. M.; SANTOS, A. L. (orgs). Dimensões críticas da reforma trabalhista no Brasil. Campinas: Curt Nimuendajú, 2018 p. 95-122.
KREIN, J. D.; COLOMBI, A. P. F. A reforma trabalhista em foco: desconstrução da proteção social em tempos de neoliberalismo autoritário. Educ. Soc., Campinas, v. 40, e0223441, 2019.
LANÇAMENTO DO PROGRAMA INOVA EDUCAÇÃO, 2019. 2 vídeos (52 min). Publicado pelo canal Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em <https://www.youtube.com/playlist?list=PL6fldOITrOirJJRYkRaiMd75tGgeChVJd>, acesso em 07 mar. 2021.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. 2. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.
LAVAL, C. et al. La nouvelle école capitaliste. Paris: La Découverte, 2011.
LEMOS, G. A. R.; MACEDO, E. A incalibrável competência socioemocional. Linhas Críticas, Brasília, v. 25, jul., 2019.
LIGUORI, G. Aparelho hegemônico. In: LIGUORI, G.; VOZA, P. Dicionário Gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017b, p. 44-45.
LIGUORI, G. Estado. In: LIGUORI, G.; VOZA, P. Dicionário Gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017a, p. 261-264.
MACKINSEY & COMPANY. Fatores que influenciam o sucesso escolar na América Latina: Relatório 2015. 2017. Disponível em: <https://www.mckinsey.com/~/media/mckinsey/industries/social%20sector/our%20insights/what%20drives%20student%20performance%20in%20latin%20america/fatores-qu-port.ashx.>, acesso em 02 mar. 2021.
META, C. Escola. In: LIGUORI, G.; VOZA, P. Dicionário Gramsciano (1926-1937). São Paulo: Boitempo, 2017, p. 245-248.
MORAES, C. S. V. O ensino médio e as comparações internacionais: Brasil, Inglaterra e Finlândia. In: Educ. Soc., Campinas, v. 38, n. 139, p. 405-429, abr./jun., 2017.
MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. s.d. Disponível em: , acesso em 16 nov. 2020.
MOVIMENTO INOVA. Palestra “Como Ser Youtuber?”, 2020, 1 vídeo (39 min). Publicado pelo Centro de Mídias de São Paulo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dCatpCRI2MM >, acesso em 10 jan 2021.
MOVIMENTO INOVA. Palestra “Competências Socioemocionais”, 2019. 2 vídeos (58 min). Publicado pelo canal Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em <https://www.youtube.com/playlist?list=PL6fldOITrOiqmwrQ0a_sZU9ajNflTzfRX>, acesso em 07 mar. 2021.
MOVIMENTO INOVA. Palestra “Eletivas E Sua Ligação Com O Projeto De Vida”, 2019. 2 vídeos (45 min). Publicado pelo canal Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em <https://www.youtube.com/playlist?list=PL6fldOITrOiqmwrQ0a_sZU9ajNflTzfRX>, acesso em 07 mar. 2021.
MOVIMENTO INOVA. Palestra “Inova Educação”, 2019. 1 vídeo (31 min). Publicado pelo canal Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em < https://www.youtube.com/watch?v=zUPAbonjtTE&t=10s>, acesso em 07 mar. 2021.
MOVIMENTO INOVA. Palestra “Projeto De Vida”, 2019. 2 vídeos (60 min). Publicado pelo canal Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em <https://www.youtube.com/playlist?list=PL6fldOITrOiqmwrQ0a_sZU9ajNflTzfRX>, acesso em 07 mar. 2021.
MOVIMENTO INOVA. Palestra “Adolescências E Juventude”, 2019. 2 vídeos (69 min). pelo Publi-cado pelo canal Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=ygddMl4mCYo, acesso em 03 mar 2021.
MOVIMENTO INOVA. PALESTRA “EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO XXI”, 2019. 2 vídeos (53 min). Publicado pelo canal Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Disponível em <https://www.youtube.com/playlist?list=PL6fldOITrOiqmwrQ0a_sZU9ajNflTzfRX>, acesso em 07 mar. 2021.
OCDE. ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Estudos da OCDE sobre competências: competências para o progresso social – o poder das competências socioemocionais. São Paulo: Fundação Santillana, 2015.
OCDE. ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO. Lifelong learning for all: meeting of the education commettee at ministerial level. v. 16/17, 1996. Paris. Disponível em: <http://www.oecd.org/officialdocuments/publicdisplaydocumentpdf/?cote=DEELSA/ED/CERI/CD(2000)12/PART1/REV2&docLanguage=En>, acesso em 03 mar 2021.
PERONI, V. M. V. Implicações da relação público-privada para a democratização da educação. In: PERONI, V. M. V.; LIMA, P. V.; KADER, C. R. (orgs.) Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. São Leopoldo: Oikos, 2015, p. 93-104.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R.; ARELARO, L. R. G. BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação? RBPAE, v. 35, n. 1, p. 35-56, jan./abr. 2019.
PERRELLA, Cileda Sant’Anna dos Santos; ALENCAR, Felipe. Gestão para resultados e ações de controle da política educacional paulista. In Educação em Revista, Belo Horizonte (No prelo).
RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001.
SANTOS, D.; PRIMI, R. Desenvolvimento socioemocional e aprendizado escolar: uma proposta de mensuração para apoiar políticas públicas. São Paulo: OCDE, SEEDUC, Instituto Ayrton Senna, 2014.
SÃO PAULO; INSTITUTO AYRTON SENNA; FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN. Linha do tempo do projeto. s/d. mimeo. Acesso pela SIC-SP
SÃO PAULO; INSTITUTO AYRTON SENNA; FUNDAÇÃO VOLKSWAGEN. Minha Escola: consolidação do histórico de construção do Protótipo. s/d1. mimeo. Acesso pela SIC-SP
SÃO PAULO; INTITUTO AYRTON SENNA. Superação Jovem. Aprendizados e conquistas em uma experiência de educação integral. 2015. Disponível em: , acesso em 28 fev. 2021.
SÃO PAULO; UNDIME. Secretaria do Estado da Educação de São Paulo e União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Currículo Paulista – Ensino Médio. São Paulo, SP: SEDUC/UNDIME, s/d. Disponível em: <https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/ensino-medio/>. Acesso em: 20 jan. 2020.
SÃO PAULO. Secretaria do Estado da Educação de São Paulo. Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do Estado de São Paulo - EFAPE. Currículo Paulista – Ensino Médio. São Paulo, SP: EFAPE, 2020. Disponível em <https://efape.educacao.sp.gov.br/curriculopaulista/wp-content/uploads/sites/7/2020/08/CURR%C3%8DCULO%20PAULISTA%20etapa%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf>. Acesso em 5 mar. 2020.
SÃO PAULO. Decreto nº 57.571, de 2 de dezembro de 2011. Institui, junto à Secretaria da Educação, o Programa Educação - Compromisso de São Paulo e dá providências correlatas. Diário Oficial do Estado de São Paulo, 3 dez. 2011. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/2011/decreto-57571-02.12.2011.html. Acesso em: 17 maio 2019.
SÃO PAULO. EFAPE. Formação Básica: Projeto de Vida. 1ª edição. São Paulo: EFAPE, 2019c.
SÃO PAULO. EFAPE. Formação Básica: Eletivas. 1ª edição. São Paulo: EFAPE, 2019d.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Coordenadoria de Gestão da Educação Básica DEGEB/CEFAF. Proposta para o Ensino Fundamental – Anos Finais, 2017. (mimeo).
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Processo administrativo SE n. 343762/2018: Plano de Trabalho de Acordo de Cooperação entre SEE e Instituto Ayrton Senna. 4v. (mimeo). São Paulo: Seduc, 2018.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Processo administrativo SE n. 343762/2018: Plano de Trabalho de Acordo de Cooperação entre SEE e Instituto Ayrton Senna. SP: Seduc, 2018. 4v. (mimeo).
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes do Programa de Ensino Integral. São Paulo. São Paulo: Seduc, 2014. Disponível em:<https://www.educacao.sp.gov.br/a2sitebox/arquivos/documentos/342.pdf >. Acesso em: 30 maio 2016.
SÃO PAULO. Secretaria do Estado da Educação de São Paulo. Inova Educação. São Paulo, SP: EFAPE, 2019b. Disponível em <https://inova.educacao.sp.gov.br/>. Acesso em 5 mar. 2020.
SÃO PAULO. Secretaria do Estado da Educação de São Paulo. Governo de SP lança programa “Inova Educação”. São Paulo, SP: Seduc, 2019a. Disponível em https://www.educacao.sp.gov.br/governo-de-sp-lanca-programa-inova-educacao/. Acesso em 5 mar. 2020.
SILVA, L. A. M. Mercado de trabalho ontem e hoje: informalidade e empregabilidade como categorias de entendimento. In: SANTA, M. A.; RAMALHO, J. R. (orgs). Além da fábrica: trabalhadores, sindicatos e a nova questão social. São Paulo: Boitempo, 2003, p. 140-178.
SILVA, S. P. A estratégia argumentativa da reforma trabalhista no Brasil à luz de dados internacionais. Mercado de trabalho, Brasília, n. 64, abr., p. 99-110, 2018.
SMOLKA, A. L. B. et al. O problema da avaliação das habilidades socioemocionais como política pública: explicitando controvérsias e argumentos. Educ. Soc., Campinas, v. 36, n.130, 2015.
TANGUY, L. De l'éducation à la formation: quelles réformes?. Education et sociétés, n. 16, 2005, p. 99-122. Disponível em: <https://www.cairn.info/revue-education-et-societes-2005-2-page-99.htm>, acesso em: 13 nov. 2018.
TANGUY, L. Enseigner l´esprit d´entreprise à l´école. Paris: La Dispute, 2016.
TANGUY, L. Racionalidade pedagógica e legitimidade política. In: TANGUY, L.; ROPÉ, F. (orgs). Saberes e competências: o uso de tais noções na escola e na empresa. Campinas: Papirus, 1997, p. 25-67.
VASAPOLLO, L. O trabalho atípico e a precariedade: elemento estratégico determinante do capital no paradigma pós-fordista. In: ANTUNES, R. (org). Riqueza e miséria do trabalho no Brasil. São Paulo: Boitempo, 2006, p. 45-57.
VERGER, A. The Global Diffusion of Education Privatization: unpacking and theorizing policy adoption. In: MUNDY, K.; GREEN, A.; LINGARD, B.; VERGER, A. (orgs). The Handbook of Global Education Policy. Sussex: John Wiley & Sons, 2016, p. 64-80.
VERGER, A.; FONTDEVILA, C.; ZANCAJO, A. The privatization of education: a political economy of global education reform. New York: Teachers College Press, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).