Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43565

Palavras-chave:

Educação Superior, Educação a Distância, Financeirização da Educação, Pandemia, Formação de Professores

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar os dados sobre a expansão Educação a Distância (EAD) nos cursos de graduação, com ênfase nas licenciaturas. Entende-se que o debate acerca da formação de intelectuais organizadores da cultura está, cada vez mais, disputado pelas bases econômicas e seus aparelhos privados de hegemonia. No atual cenário de pandemia, observa-se o avanço de propostas educacionais que seguem a tendência de massificação da EAD. Essa tendência se acentou mesmo antes da pandemia, quando houve um crescimento robusto das modalidades de EAD nos cursos de licenciaturas (públicas e privadas) pelo país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane da Silva Nascimento, Colemarx/UFRJ

Doutora em Educação pelo PPGE/UFRJ (Bolsista Nota 10 da FAPERJ). Mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela FEBF/UERJ (Bolsista CAPES). Especialista em Administração Escolar pela UFRJ. Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estácio de Sá (Bolsa de Iniciação Científica do CNPq). Aprofundo questões ligadas ao ensino superior (pós-graduação); processos de financeirização do ensino superior, financiamento da educação básica; políticas públicas; trabalho e educação; e gestão de processos educacionais. Pesquisadora associada ao Coletivo de Estudos em Educação e Marxismo (COLEMARX/UFRJ), coordenado pelo Professor Dr. Roberto Leher e pela Professora Dra. Vania Cardoso da Motta. Pesquisadora associada ao grupo de Pesquisa: Estado, Políticas e Espaço Público da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), coordenado pela Professora Dra. Marcela Alejandra Pronko.

Andreia Gomes da Cruz, Docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/ Instituto Multidisciplinar: Nova Iguaçu, RJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Instituto Multidisciplinar: Nova Iguaçu, vinculada ao Departamento de Educação e Sociedade. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior e Pesquisa em Educação (ESPE). 

Referências

AGUIAR, L. C. Um legado do século xx para a política educacional do século XXI: a teoria do capital humano. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.40, p. 126-144, dez.2010.

BANCO MUNDIAL. La enseñanza superior: la lecciones derivadas de la experiência. Washington, Estados Unidos, 1995. Disponível em: http://documents1.worldbank.org/curated/en/274211468321262162/pdf/133500PAPER0Sp1rior0Box2150A1995001.pdf. Acesso em: 18 fev. 2021.

BARRETO, M. N. Setor educacional mercantil usou a pandemia para acelerar Ead. Extra Classe, 11 de setembro de 2020. Disponível em: https://www.extraclasse.org.br/educacao/2020/09/setor-educacional-mercantil-usou-pandemia-para-acelerar-ead/ Acesso em: 21 fev.2021

BECHI, D. A subjetivação capitalística como mecanismo de precarização do trabalho docente na educação superior brasileira. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Fundação Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2010.

BILCHES, W. Ensino superior: EAD ganha impulso na pandemia, mas inadimplência também aumenta. Gazeta do Povo, 1º de agosto de 2020. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/ensino-superior-ead-ganha-impulso-na-pandemia-mas-inadimplencia-tambem-aumenta/#:~:text=Ensino%20superior%20EAD%20ganha%20impulso%20na%20pandemia%2C%20mas%20inadimpl%C3%AAncia%20tamb%C3%A9m%20aumenta&text=Com%20a%20incerteza%20sobre%20o,cresceu%20no%20pa%C3%ADs%20desde%20mar%C3%A7o. Acesso em: 2 jan. 2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-343-de-17-de-marco-de-2020-248564376 acesso em: 07 abr. 2021.

BRASIL Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017. Regulamenta o art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 , que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9057.htm#:~:text=DECRETO%20N%C2%BA%209.057%2C%20DE%2025,e%20bases%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20nacional. acesso em: 07 de abr.2021.

CARVALHO, N.; VIEIRA, S.; CILO, H. Isolamento que dá lucro. Isto é Dinheiro, 17 abr. 2020. Disponível em: https://www.istoedinheiro.com.br/isolamento-que-da-lucro. Acesso em: 4 jan. 2021.

CASTRO, A. M. A.; ARAÚJO, N. V. C. G. Educação superior no Brasil e a utilização da educação a distância como estratégia de expansão e massificação. RBPAE, v. 34, n. 1, p. 189-209, jan./abr. 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/download/80574/48884. Acesso em: 18 fev. 2021.

CECIERJ. Curso de Extensão Ensino Remoto Por onde começar. 2020.

COLETIVO DE ESTUDOS EM MARXISMO E EDUCAÇÃO (COLEMARX). Universidades públicas e aulas remotas: nenhum estudante pode ser excluído. [s.:l.], 2020. Disponível em: http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/07/COLEMARX-Universidades-p%C3%BAblicas-e-aulas-remotas-nenhum-estudante-pode-ser-exclu%C3%ADdo-1.pdf. Acesso em: 12 jan. 2021.

COSTA, F. L. O. Financeirização do capital no ensino superior privado com fins lucrativos no Brasil (2007-2012). 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. 367f.

COSTA, F. M. As particularidades do Ensino Superior brasiliro nos marcos do capitalismo dependente. Temporalis, Brasília (DF), ano 18, n. 35, jan./jun. 2018, p. 29-45. Disponível:https://periodicos.ufes.br/temporalis/article/view/19734 acesso em: 07 abr.2021.

DOMENICI, T. “É cruel”: professores relatam aulas on-line com 300 alunos a demissões por pop-up. Agência Pública, 22 set. 2020a. Disponível em: https://apublica.org/2020/09/e-cruel-professores-relatam-de-aulas-on-line-com-300-alunos-a-demissoes-por-pop-up/. Acesso em: 4 jan. 2021.

DOMENICI, T. Laureate usa robôs no lugar de professores sem que alunos saibam. Agência Pública, 30 abr. 2020b. Disponível em: https://apublica.org/2020/04/laureate-usa-robos-no-lugar-de-professores-sem-que-alunos-saibam/. Acesso em: 3 jan. 2021.

EVANGELISTA, O. et al. Desventuras dos professores na formação para o capital. Florianópolis: Mercado de Letras, 2019.

FERNANDES, F. Universidade brasileira: reforma ou revolução? São Paulo: Alfa-Omega, 1975a.

FERNANDES, F.. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 2ª ed. São Paulo: Global, 1975b

FONTES, V.. O Brasil e o capital imperialismo: teoria e história. 4 ed. Rio de Janeiro: EPSJV, 2010.

HARVEY, D. Para entender O capital; [tradução de Rubens Enderle] - São Paulo: Boitempo, 2013.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior, 2019. Matrículas da modalidade EaD 2009-2019. Brasília, DF: Inep (Mec). Disponível em: https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf. Acesso em: 13 abr. 2021

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, DF, 2019.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Censo da Educação Superior 2016: principais resultados. Brasília, DF, 2017.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Trad. Maria Luzia M. de Carvalho e Silva- Londrina: Editora Planta, 2004.

LEHER, R. Educação pública como expressão das lutas sociais: dilemas nas lutas sindicais e dos movimentos sociais frente ao desmonte neoliberal da educação pública. Revista Outro Brasil, Vol. 1, p. 1 – 13, 2005.

LIMA, J. P. C. et al. Financerização e oligopolização no ensino superior privado-mercantil brasileiro: a sestra e a destra numulárias no âmago da educação. FINEDUCA – Revista de Financiamento da Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 2, p. 1-23, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/fineduca/article/view/82457/52324. Acesso em: 5 jan. 2021.

LIMA, K. Capitalismo dependente e “Reforma Consentida”: A contribuição de Florestan Fernandes para a superação dos dilemas educacionais brasileiros. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:IJxXujUheYQJ:www.anped11.uerj.br/28/GT11-446--Int.rtf+&cd=1&hl=en&ct=clnk&gl=br acesso em: 07 abr.2021.

LIMA, K. Brasil em tempos de contrarrevolução. UNIVERSIDADE E SOCIEDADE (BRASÍLIA), v. 59, p. 92-103, 2017. Disponível em: http://portal.andes.org.br/imprensa/publicacoes/imp-pub-2086732538.pdf.

MARX, K. O capital: crítica da economia política. Livro I: o processo de produção do capital; [tradução de Rubens Enderle] - São Paulo: Boitempo, 2013.

MILL, D.; SANTIAGO, C.; VIANA, I. Trabalho docente na educação a distância: condições de trabalho e suas implicações trabalhistas. Revista Extra-Classe, n. 1, v. 1, fev. 2008. Disponível em: http://www.sinprominas.org.br/imagensDin/arquivos/341.pdf. Acesso em: 6 jan. 2021.

MOTTA, V. C. da. Ideologia do capital social: atribuindo uma face mais humana ao capital. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2012.

MOURA, A. C; CRUZ, A. G. Ensino superior e produtivismo acadêmico em tempos de pandemia. Revista Insterinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. especial, p. 222-244, jun./out. 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51813/35692. Acesso em: 7 jan. 2021.

OLIVEIRA, R. P. A transformação da educação em mercadoria no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 30, n. 108, p. 739-60, out. 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v30n108/a0630108.pdf. Acesso em: 7 jan. 2021

OPAS. Folha informativa COVID- 19 – Escritório da OPAS e da OMS no Brasil. Disponível em: https://www.paho.org/pt/covid19 acesso em: 21 fev.2021.

SALDAÑA, P. Mais da Metade dos alunos de licenciaturas do país estão em cursos a distância. Folha de S. Paulo, 20 out. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/10/mais-da-metade-dos-alunos-de-licenciaturas-do-pais-estao-em-cursos-a-distancia.shtml. Acesso em: 6 jan. 2021.

SESSENTA por cento dos estados monitoram acesso remoto: resultados mostram ‘apagão’ do ensino público na pandemia. In: Portal G1, 6 jul. 2020. Educação. Disponível em: https://g1.globo.com/educacao/noticia/2020/07/06/60percent-dos-estados-monitoram-acesso-ao-ensino-remoto-resultados-mostram-apagao-do-ensino-publico-na-pandemia.ghtml. Acesso em: 18 fev. 2021.

SEKI, A.K.; SOUZA, A.; EVANGELISTA. O. A formação docente superior: hegemonia do capital no Brasil. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 447-467, jul./dez. 2017. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/812/pdf. Acesso em: 7 jan. 2021.

SCHULTZ, T. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.

SOUSA, A. H. Mercantilização e automação do ensino superior privado: o caso da educação a distância. FEPESP, 22 nov. 2019. Disponível em: http://fepesp.org.br/artigo/7078/. Acesso em: 7 jan. 2021.

UNESCO diz que 80% dos estudantes do mundo estão sem aula devido à Covid-19. In: UOL. São Paulo, 24 mar. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2020/03/24/unesco-diz-que-80-dos-estudantes-do-mundo-estao-sem-aula-devido-a-covid-19.htm. Acesso em: 8 jan. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ). Deliberação nº 40 de 09 de junho de 2020. Aprovar as normas para ensino remoto emergencial, no âmbito dos Programas de Pós-Graduação da UFRRJ, com vigência durante o período de suspensão das atividades acadêmicas presenciais em virtude das medidas adotas para reduzir a propagação da pandemia de Covid-19.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Nascimento, L. da S., & da Cruz, A. G. (2021). Educação em tempos de pandemia e o fortalecimento da educação a distância no ensino superior: as oportunidades do lucrativo mercado educacional. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 258–276. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43565