Empresariamento da educação superior no Brasil: democratização e desmonte da democracia social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43530

Palavras-chave:

Empresariamento, Educação, Neoliberalismo, Democracia, Mercantilização.

Resumo

O estudo discute a associação prática entre empresariamento da educação superior no Brasil e o neoliberalismo. Assim, pergunta-se: quais elementos permitem associar o empresariamento da educação superior à redução da democracia social no Brasil? A pesquisa se baseia em pesquisas documentais e bibliográficas. Os resultados mostram que esta associação envolveu processos práticos de conversão da educação superior em mercadoria, financiamento da acumulação de capital educacional privado pelo fundo público e reproletarização dos seus trabalhadores. Conclui-se que a democratização da educação superior através do capital privado caminha em sintonia com o desmonte da democracia social no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kasandra Conceição Castro de Sousa, Universidade Tuiuti do Paraná Programa de Pós Graduação em Educação

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade Luterana do Brasil (2010). Especialista em A Questão Social pela Perspectiva Interdisciplinar da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestranda em Educação pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP. Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais  - TEPE/UTP.

Rita de Cássia Gonçalves, Universidade Tuiuti do Paraná Programa de Pós Graduação em Educação

Professora Adjunta do Programa de Pós Graduação em Educação (PPGEd) da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) na linha de Políticas Públicas e Gestão da Educação. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, da Universidade Federal do Paraná - UFPR (2013), mestre em Educação pela PPGE/UFPR (2001) e graduada em História pela UFPR (1995). Pesquisadora ligada ao grupo de pesquisa "Políticas Públicas e Gestão da Educação" - UTP, ao Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica - LAPEDUH do PPGE/UFPR, Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Políticas Educacionais  - TEPE e ao Grupo de Estudos Prática Educativa e Movimentos Sociais do Campo NUPECAMP - UTP.

Referências

ALVES, Estefanni Mairla; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, SP v.5, 1-26, 2019.

AGRA, Nadine; OLIVEIRA, Roberto Véras. O empresariamento da educação superior e as formas de resistência docente. Anais do VIII Seminário do Trabalho: trabalho, educação e políticas sociais no Século XXI, Marília/SP, 2012.

BELFIELD, Clive; LEVIN, Henry. A privatização da educação: causas e implicações. UNESCO: Edições ASA, 2002.

BANCO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL (BNDES). Linhas de financiamento para investimentos em educação. Disponível em: https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/onde-atuamos/linhas-de-financiamento-para-educacao . Acesso em: 02 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Decreto nº Decreto nº 2.036, de 19 de agosto de 1997, que Regulamenta, para o Sistema Federal de Educação, as disposições contidas no art. 10 da Medida Provisória nº 1.477-39, de 8 de agosto de 1997, e nos arts. 16, 19, 20, 45, 46 e § 1º, 52, parágrafo único, 54 e 88 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996L, e dá outras providências. Brasília: Governo Federal, 1997.

BRASIL (Governo Federal). Lei Nº13.467/2017: Altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Brasília: Governo Federal, 2027.

BRASIL. Decreto nº 3.860, de 9 de julho de 2001. Dispõe sobre a organização do ensino superior, a avaliação de cursos e instituições, e dá outras providências. Brasília: Governo Federal, 2001.

BRASIL. Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições de educação superior e cursos superiores de graduação e seqüenciais no sistema federal de educação. Brasília: Governo Federal, 2006.

BRASIL. Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de educação. Brasília: Governo Federal, 2017.

BRASIL. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Educação a Distância - EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior - IES pertencentes ao Sistema Federal de Educação. Brasília: MEC, 2019.

CARVALHO, Cristina Helena Almeida de. A mercantilização da educação superior brasileira e as estratégias de mercado das instituições lucrativas. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 54, jul.-set. 2013.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2005.

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES (CUT). De olho no lucro, universidades demitem em massa professores e lotam salas virtuais. 28.09.2020. Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/de-olho-no-lucro-universidades-demitem-em-massa-professores-e-lotam-salas-virtua-9520 . Acesso em: 02 de fevereiro de 2021.

DRAIBE, Sônia. BRASIL 1.980-2.000: proteção e insegurança sociais em tempos difíceis. In: taller inter-regional “protección social en una era insegura: un intercâbio sur-sur sobre políticas sociales alternativas en respuesta a la globalización”. 2002, Santiago do Chile: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, 2002.

DAHL, Robert. Um Prefácio à Teoria Democrática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1989.

DAHL, Robert. Poliarquia: Participação e Oposição. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 1997.

DURHAN, Eunice. O ensino superior no Brasil: público e privado. São Paulo: NUPES/USP, 2003.

FRIZZO, Giovanni; SILVEIRA, Leonardo. O programa Future-se e o empresariamento da educação superior. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 46, p. 91-116, maio/ago. 2020.

GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Um balanço do FIES: desafios, perspectivas e metas do PNE. Estudos Técnicos, Câmara Federal, 2017.

HARVEY, David. A condição pós-Moderna. 15. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

INEP. Censo da educação superior no Brasil: notas estatísticas 2019. Brasíli: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019.

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neo-liberalismo em ataque ao educação público. Londrina: Planta, 2004.

MARSHALL, Thomas. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

MARTINS, Carlos Eduardo. Neoliberalismo e desenvolvimento na América Latina. CLACSO, p.139-167, 2005. Disponível em: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/reyno/ParteII1.pdf . Acesso em: 20 de fevereiro de 2021.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2006.

MIRANDA, Paula Roberta; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de. Fies e Prouni na expansão da educação superior brasileira: políticas de democratização do acesso e/ou de promoção do setor privado-mercantil? Educação & Formação, v. 5, n. 3, e1421, set./dez. 2020.

NEVES, Maria Lúcia Wanderley (org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. Rio de Janeiro: Xamã, 2001.

PAUGAM, Serge. Desqualificação social: Ensaio sobre a nova pobreza. São Paulo: Educ & Cortez. 2003.

PERONI, Vera; SCHEIBE, Leda. Privatização da e na educação: Projetos societários em disputa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 11, n. 21, p. 387-392, jul./dez. 2017.

PORTAL PROFESSOR NEWS. Corte na Anhanguera chega a 1.500 professores em São Paulo. 23.01.2012. Disponível em: https://professornews.com.br/component/content/article/1822-corte-na-anhanguera-chega-a-1500-professores-em-sao-paulo . Acesso em: 02 de fevereiro de 2021.

RIVEIRA, Carolina. Menos professores, mais margem: a portaria que muda as faculdades privadas. Revista Exame Online, 12 dez. 2019, online. Disponível em: https://exame.com/negocios/menos-professores-mais-margem-a-portaria-que-muda-as-faculdades-privadas/ . Acesso em: 12 de dezembro de 2020.

SAMPAIO, Helena. Evolução do educação superior brasileiro: 1808-1990. Documento de Trabalho NUPES, 8/1991. São Paulo: NUPES/USP, 1991.

SARINGER, Giuliana. Depois de reforma, particulares cortam mais de 500 professores. 25.12.2017. Disponível em: https://noticias.r7.com/brasil/depois-de-reforma-particulares-cortam-mais-de-500-professores-26122017. Acesso em: 02 de fevereiro de 2021.

SAVIANI, Demerval. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. 32ª ed., Campinas: Autores Associados, 1999.

SCHLESENER, Anita Helena; PEREIRA, Maria de Fátima Rodrigues. Expansão do ensino superior: notas sobre seus limites e possibilidades sociais. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, SP v.2 n.3 p.518-531 set./dez. 2016.

SCHMOELLER, Andréa Pavei. Programas FIES e PROUNI: um estudo comparativo. Dissertação (Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento), UNILA, Foz do Iguaçu, 2019.

SCHWARTZMAN, Simon. A educação superior brasileira como bem público. Fórum Permanente: Educação como Bem Público, UNICAMPI, 2019.

SEMESP. Mapa da educação superior no Brasil. 10ª Edição: Instituto SEMESP, 2020. Disponível em: https://www.semesp.org.br/mapa-do-educação-superior/edicao-10/download/. Acesso emm 20 de fevereiro de 2021.

SEN, Amartya. Desenvolvimento como Liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

SGUISSARDI, Valdemar; et all. Educação: de direito de cidadania a mercadoria. Educação e Sociedade, Campinas, v.24, n.84, p.727-732, set.2003.

SOBRINHO, José Dias. Educação superior: bem público, equidade e democratização. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 18, n. 1, p. 107-126, mar. 2013.

SPING-ANDERSEN, Gosta. As três economias políticas do Welfare State. Lua Nova, Nº 24, Setembro de 1991.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Sousa, K. C. C. de, & Gonçalves, R. de C. (2021). Empresariamento da educação superior no Brasil: democratização e desmonte da democracia social. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 296–310. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.43530