Implicações políticas da educação física na construção da Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.43339

Palavras-chave:

BNCC, educação física, políticas públicas, reforma currícular

Resumo

O artigo analisa a inserção da Educação Física na formulação da BNCC da educação infantil e ensino fundamental. O objetivo é discutir as implicações políticas da construção ativa desta política a partir de depoimentos de especialistas que participaram do processo. Concluímos que a aposta nos avanços conquistados pela incorporação, ao documento, de termos oriundos do paradigma cultural revelou-se prejudicada em face dos determinantes políticos e econômicos da BNCC, e que os avanços foram muito parciais, podendo, ao contrário, gerar retrocessos em virtude da adoção acrítica daquelas expressões sem uma rigorosa compreensão dos seus significados.

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Biografia do Autor

Felipe De Marco Pessoa, Instituto Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação. Técnico em Assuntos Educacionais lotado na Coordenadoria Pedagógica do Campus IFSC Palhoça Bilíngue.

Luciana Pedrosa Marcassa, Universidade Federal de Santa Catarina

Docente do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (MEN/CED/UFSC), e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSC). Trabalha e estuda a formação de professores de Educação Física e também as políticas educacionais para a Educação Básica, com enfoque na relação juventude, trabalho e educação. É líder do TMT/ Núcleo de Estudos sobre as Transformações no Mundo do Trabalho (UFSC/CNPq). Link do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1617630968658640

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Publicado

2021-09-17

Como Citar

Pessoa, F. D. M., & Marcassa, L. P. (2021). Implicações políticas da educação física na construção da Base Nacional Comum Curricular. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(2), 874–887. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.43339