A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.42161Palavras-chave:
educação russa, revolução, Krupskaya, Lenin, táticas do professorResumo
Esta pesquisa traz para o centro do debate a discussão da educação russa no período revolucionário, destacando-se Krupskaia, a pedagogia socialista e a reflexão tática do professor inspirada nesse momento histórico. Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar a importância da educação russa na história da educação, a importância de pesquisas e análises de textos que mostrem a educação de outro tipo, como também, pensar táticas que os docentes podem utilizar para a educação. A metodologia foi constituída de um estudo teórico com revisão bibliográfica de autores citados no corpo do texto. Por fim, apresenta-se ao final do texto, após incursão histórica, a importância do papel social do professor crítico e suas possibilidades de atuação em uma prática com táticas/ações revolucionárias.
Downloads
Referências
AMBONI, Vanderlei; NETO, Luiz Bezerra; DOS SANTOS BEZERRA, Maria Cristina. Trabalho e educação na construção da russia socialista. Revista HISTEDBR On-Line, v. 13, n. 51, p. 266-278, 2013.
BITTAR, Marisa; FERREIRA JR, Amarilio. A educação na Rússia de Lênin. Revista HISTEDBR on-line, v. 11, n. 41e, p. 377-396, 2011.
DE MATOS, Luciana Maria et al. PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA: CATEGORIAS QUE SE ARTICULAM NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA PARA UMA NOVA SOCIEDADE. Educere et Educare, v. 13, n. 30, p. 10-17648/educare. v13i30. 19584.
DO, EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO. O TRABALHO COMO REFERÊNCIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO HOMEM SOVIÉTICO.
LESSA, Sérgio. Revolução e contra-revolução, fator subjetivo e objetividade. Revista Outubro, n. 16, 2007.
LODI-CORRÊA, Samantha; JACOMELI, Marta Regina Martins. Krupskaia: revolucionária e educadora. JORNADA DO HISTEDBR, v. 10, 2011
LODI-CORRÊA, Samantha; JACOMELI, Maria Regina Martins. A educação e a revolução em Krupskaia. 2015.
LOMBARDI, José Claudinei. A Revolução Russa e os desafios à pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 3, p. 292-306, 2017.
OYAMA, Edison Riuitiro. A perspectiva da educação socialista em Lenin e Krupskaia. Marx e o Marxismo-Revista do NIEP-Marx, v. 2, n. 2, p. 44-70, 2014.
SANTOS, F. S. Pedagogia socialista russa: das propostas e experiências escolares às dimensões educativas ANAIS DA XIV JORNADA DO HISTEDBR: Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa. UNIOESTE – FOZ DO IGUAÇU-PR. ISSN: 2177-8892.
PAZELLO, Ricardo Prestes; POMPEO, Pedro; FERREIRA, Pistelli. Tática e estratégia na teoria política de Lênin: aportes para uma teoria marxista do direito. Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas . ISSN 1981-061X . Ano XII . nov./2017 v. 23 . n. 2.
TONET, Ivo. O grande ausente e os problemas da educação. http://cressrn.org.br/files/arquivos/nyF6M1O4u34Z3bA49Gt2.pdf- 2016
TONET, Ivo. Educação e idealismo “eu amo minha tarefa como educador/a!!!” http://ivotonet.xp3.biz/arquivos/EDUCACAO_E_IDEALISMO.pdf . 2018
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Germinal: Marxismo e Educação em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).