A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.42161

Palavras-chave:

educação russa, revolução, Krupskaya, Lenin, táticas do professor

Resumo

Esta pesquisa traz para o centro do debate a discussão da educação russa no período revolucionário, destacando-se Krupskaia, a pedagogia socialista e a reflexão tática do professor inspirada nesse momento histórico. Para tanto, tem-se como objetivo geral: analisar a importância da educação russa na história da educação, a importância de pesquisas e análises de textos que mostrem a educação de outro tipo, como também, pensar táticas que os docentes podem utilizar para a educação. A metodologia foi constituída de um estudo teórico com revisão bibliográfica de autores citados no corpo do texto. Por fim, apresenta-se ao final do texto, após incursão histórica, a importância do papel social do professor crítico e suas possibilidades de atuação em uma prática com táticas/ações revolucionárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greycianne Felix Cavalcante Luz, IFCE- PPGECM

Graduação em Química pelo Instituto Federal do Ceará. Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (IFCE). Aluna do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM). Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9632027074209210 . Orcid: https://orcid.org/0000-0001-6734-0120. E-mail: greycianne.felix@gmail.com

Maria Cleide da Silva Barroso, IFCE- PPGECM

Doutora em Educação (UFC). Professora Permanente do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino curso de Doutorado em Ensino Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Pesquisadora dos grupos de pesquisa Grupo de pesquisa em desenvolvimento neurocognitivo da aprendizagem matemática (Neuromath/IFS) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7322317907423701, Ontologia Marxiana e Educação (UFC) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8019580645873770, Trabalho, Educação e Ensino (IFCE) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2422285770586738, Ensino de Ciências e Matemática e ensino de Engenharias (IFCE)- gp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8251101339125162. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6267402154400258. Orcid: http://orcid.org/0000-0001-5577-9523. E-mail: ccleide@ifce.edu.br

Francisca Helena de Oliveira Holanda, IFCE

Doutorado em Educação Brasileira (UECE). Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ontologia Marxiana e Educação (UFC) -dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8019580645873770 e do Grupo de Pesquisa em Estudos Ontológicos (IFCE) - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7854988249689786. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1127779738600648. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5555-5394. E-mail: holanda.francisca@ifce.edu.br

Referências

AMBONI, Vanderlei; NETO, Luiz Bezerra; DOS SANTOS BEZERRA, Maria Cristina. Trabalho e educação na construção da russia socialista. Revista HISTEDBR On-Line, v. 13, n. 51, p. 266-278, 2013.

BITTAR, Marisa; FERREIRA JR, Amarilio. A educação na Rússia de Lênin. Revista HISTEDBR on-line, v. 11, n. 41e, p. 377-396, 2011.

DE MATOS, Luciana Maria et al. PEDAGOGIA SOCIALISTA SOVIÉTICA: CATEGORIAS QUE SE ARTICULAM NA CONSTRUÇÃO DE UMA NOVA ESCOLA PARA UMA NOVA SOCIEDADE. Educere et Educare, v. 13, n. 30, p. 10-17648/educare. v13i30. 19584.

DO, EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO. O TRABALHO COMO REFERÊNCIA EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO HOMEM SOVIÉTICO.

LESSA, Sérgio. Revolução e contra-revolução, fator subjetivo e objetividade. Revista Outubro, n. 16, 2007.

LODI-CORRÊA, Samantha; JACOMELI, Marta Regina Martins. Krupskaia: revolucionária e educadora. JORNADA DO HISTEDBR, v. 10, 2011

LODI-CORRÊA, Samantha; JACOMELI, Maria Regina Martins. A educação e a revolução em Krupskaia. 2015.

LOMBARDI, José Claudinei. A Revolução Russa e os desafios à pedagogia histórico-crítica. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 9, n. 3, p. 292-306, 2017.

OYAMA, Edison Riuitiro. A perspectiva da educação socialista em Lenin e Krupskaia. Marx e o Marxismo-Revista do NIEP-Marx, v. 2, n. 2, p. 44-70, 2014.

SANTOS, F. S. Pedagogia socialista russa: das propostas e experiências escolares às dimensões educativas ANAIS DA XIV JORNADA DO HISTEDBR: Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa. UNIOESTE – FOZ DO IGUAÇU-PR. ISSN: 2177-8892.

PAZELLO, Ricardo Prestes; POMPEO, Pedro; FERREIRA, Pistelli. Tática e estratégia na teoria política de Lênin: aportes para uma teoria marxista do direito. Verinotio - Revista on-line de Filosofia e Ciências Humanas . ISSN 1981-061X . Ano XII . nov./2017 v. 23 . n. 2.

TONET, Ivo. O grande ausente e os problemas da educação. http://cressrn.org.br/files/arquivos/nyF6M1O4u34Z3bA49Gt2.pdf- 2016

TONET, Ivo. Educação e idealismo “eu amo minha tarefa como educador/a!!!” http://ivotonet.xp3.biz/arquivos/EDUCACAO_E_IDEALISMO.pdf . 2018

Downloads

Publicado

2021-09-17

Como Citar

Luz, G. F. C., Barroso, M. C. da S., & Holanda, F. H. de O. (2021). A educação russa no período revolucionário: reflexões introdutórias acerca das tarefas táticas do professor hoje. Germinal: Marxismo E Educação Em Debate, 13(2), 819–832. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.42161