Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.39116

Palavras-chave:

Trabalho, Linguagem, Humanização, Engels, Escola de Vigotski

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a apropriação feita, dentro da Psicologia Histórico-Cultural, das categorias trabalho e linguagem, evidenciando como estas atuam no processo de humanização do homem. Trata-se de um estudo de natureza teórica, realizado mediante pesquisa bibliográfica, sendo dividido em dois momentos. No primeiro, iremos sinalizar o aspecto da essência humana dentro do arcabouço teórico marxiano e engelsiano para, no segundo momento, ressaltar a influência destes autores na perspectiva de humanização proposta pela Escola de Vigotski.

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Biografia do Autor

Antonio Dário Lopes Junior, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual do Ceará

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Professora do curso de Psicologia da Universidade Estadual do Ceará. Coordenadora no Núcleo de Psicologia Social (NUSOL-UECE). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutora em psicologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE)

Betânea Moreira de Moraes, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará cedida para a Universidade Estadual Vale do Acaraú. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e Pós-doutora em psicologia social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE)

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Publicado

2021-05-04

Como Citar

Lopes Junior, A. D., Gonçalves, R. M. de P., & Moraes, B. M. de. (2021). Trabalho, linguagem e o processo de humanização do homem: a influência de Engels para a psicologia histórico-cultural. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 492–503. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.39116