Produção do conhecimento sob a perspectiva ontológico-epistemológica do materialismo histórico

Autores

  • Camila Azevedo Souza Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.38793

Palavras-chave:

produção do conhecimento, materialismo histórico, ontologia, epistemologia, trabalho e educação

Resumo

Este artigo evidencia como a produção do conhecimento alicerçada no materialismo histórico configura uma perspectiva ontológico-epistemológica que imbrica dialeticamente subjetividade e objetividade, com base em pesquisa articulada ao campo trabalho e educação. O processo de investigação consistiu em uma análise documental (fontes escritas e orais) para apreender o modus operandi da empresa internacional de consultoria McKinsey & Company no movimento contemporâneo de mundialização da educação básica, com ênfase nos modos de pensar, agir e sentir dos sujeitos singulares e coletivos no movimento histórico da luta de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Azevedo Souza, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente integra o Grupo de Pesquisa EJA Trabalhadores, vinculado ao Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação - Neddate (UFF), e o Grupo de Pesquisa em Trabalho, Educação e Política Educacional, vinculado ao Núcleo de Estudos sobre Trabalho e Educação - NETEC (UFJF).

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2971-7681

E-mail: camilaazevedosouza@yahoo.com.br

Referências

CHESNAIS, François. A mundialização do capital. Tradução de Silvana Finzi Foá. São Paulo: Xamã, 1996.

CIAVATTA, Maria. O conhecimento histórico e o problema teórico-metodológico das mediações. In: FRIGOTTO, Gaudêncio e CIAVATTA, Maria (orgs.). Teoria e educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001, pp.130-155.

CIAVATTA, Maria.. O trabalho docente e os caminhos do conhecimento: a historicidade da Educação Profissional. Rio de Janeiro: Lamparina, 2015.

DUAYER, Mario. Mercadoria e trabalho estranhado: Marx e a crítica do trabalho no capitalismo. Margem Esquerda, São Paulo, nº 17, nov. 2011, pp.88-99.

FONTES, Virgínia. Determinação, história e materialidade. Trab. Educ. Saúde, Rio de Janeiro, vol. 7, nº 2 , jul./out. 2009, pp. 209-229.

FOSTER, John Bellamy. Educação e a crise estrutural do capital: o caso dos Estados Unidos. Tradução de Claúdio Garcia Araújo. Perspectiva, Florianópolis, vol. 31, nº 1, jan./abr. 2013, pp. 85-136.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1993.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista Brasileira de Educação, vol. 14, nº 40, jan./abr. 2009. pp. 168-194.

FREITAS, Luiz Carlos de. “Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério a destruição do sistema público de educação.” Educ. Soc., Campinas, vol. 33, nº 119, abr./jun. 2012, pp. 379-404.

GINZBURG, Carlo. O queijo e os vermes: o cotidiano e as idéias de um moleiro perseguido pela inquisição. Tradução: Betania Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol. 1. Introdução ao estudo da filosofia. A filosofia de Benedetto Croce. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; coedição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 6ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol. 2. Os intelectuais. O princípio educativo. Jornalismo. Edição e tradução de Carlos Nelson Coutinho; coedição de Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do cárcere. Vol. 5. O risorgimento. Notas sobre história da Itália. Edição e tradução de Luiz Sérgio Henriques; coedição de Carlos Nelson Coutinho e Marco Aurélio Nogueira. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2014.

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Tradução de Célia Neves e Alderico Toríbio, 2 ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1976.

KUENZER, Acácia Zeneida. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, Gaudêncio (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Petrópolis: Vozes, 1998, pp. 55-75.

LÖWY, Michael. As aventuras de Karl Marx contra o Barão de Münchhausen: marxismo e positivismo na sociologia do conhecimento. Tradução de Juarez Guimarães e Suzanne Felicie Léwy. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MARTINS, André Silva. A educação básica no século XXI: o projeto do organismo “Todos pela Educação”. Práxis Educativa, Ponta Grossa, vol. 4, nº 1, jan./jun. 2009a, pp.21-28.

MARTINS, André Silva A direita para o social: a educação para a sociabilidade no Brasil contemporâneo. Juiz de Fora: UFJF, 2009b.

MARTINS, André Silva; NEVES, Lúcia Maria Wanderley (orgs.). Educação básica: tragédia anunciada? São Paulo: Xamã, 2015.

MARTINS, Angela Maria Souza; NEVES, Lúcia Maria Wanderley. Materialismo histórico, cultura e educação: Gramsci, Thompson e Williams. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, nº 51, jun. 2013, pp. 341-359.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. Tradução de Rubens Enderle. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl ; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Tradução de Álvaro Pina. Organização e introdução de Osvaldo Coggiola. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

MARX, Karl ; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. Tradução de Rubens Enderle, Nélio Schneider e Luciano Cavini Martorano. São Paulo: Boitempo Editorial, 2007.

MELO, Adriana Almeida Sales de. A mundialização da educação: o projeto neoliberal de sociedade e de educação no Brasil e na Venezuela. 2003. Orientador: Nilson Joseph Demange. 244 p. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2003.

NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

NETTO, José Paulo. Breve nota à interlocução entre pensadores da educação e Marx. In: Reunião Nacional da ANPEd, 37, 2015, Florianópolis. Trabalho Encomendado GT09 – Trabalho e Educação. Florianópolis: UFSC, 2015, pp. 1-31.

NEVES, Lúcia Maria Wanderley ; PRONKO, Marcela Alejandra. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado: da formação para o trabalho complexo no Brasil contemporâneo. Rio de Janeiro: EPSJV, 2008.

RAVITCH, Diane. Vida e morte do grande sistema escolar americano: como os testes padronizados e o modelo de mercado ameaçam a educação. Tradução de Marcelo Duarte. Porto Alegre: Sulina, 2011.

ROBERTSON, Susan L. A estranha não morte da privatização neoliberal na Estratégia 2020 para a educação do Banco Mundial. Tradução de Jeffrey Hoff. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro vol. 17, nº 50, maio/ago. 2012, pp. 283-302.

RODRIGUES, José. Os empresários e a Educação Superior. Campinas: Autores Associados, 2007.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Para um novo senso comum. A ciência, o direito e a política na transição paradigmática, Volume 1. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 2002.

SHIROMA, Eneida Oto. Ações em rede na educação: contribuição dos estudos do trabalho para a análise de redes sociais. In: ARAUJO, Ronaldo Marcos de Lima e RODRIGUES, Doriedson S. (orgs.). A pesquisa em trabalho, educação e políticas educacionais. Campinas: Alínea Editora, 2012, pp. 89-113.

SOUZA, Camila Azevedo. Responsabilidade social na educação: Brasil e Portugal na divisão internacional do trabalho. 2014. Orientadora: Sonia Maria Rummert. 195 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Niterói, 2014.

SOUZA, Camila Azevedo. Educação básica em disputa: o jogo dos empresários no mercado mundial do conhecimento no século XXI. 2019. Orientadora: Sonia Maria Rummert. 383 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal Fluminense, Faculdade de Educação, Niterói, 2019.

THOMPSON, Edward Palmer. Algumas observações sobre classe e “falsa consciência”. In: THOMPSON, Edward Palmer. As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Organização de Antonio Luigi Negro e Sergio Silva. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.

WILLIAMS, Raymond. Cultura e materialismo. Tradução de André Glaser. São Paulo: Editora Unesp, 2011.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Souza, C. A. (2021). Produção do conhecimento sob a perspectiva ontológico-epistemológica do materialismo histórico. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 536–553. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.38793