Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?

Autores

  • Flávio Henrique Chaves Filho Programa de pós-graduação em educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru. http://orcid.org/0000-0001-9826-6525
  • Hinan Tsai Sun Programa de pós-graduação em educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru. http://orcid.org/0000-0001-9330-9493
  • Elaine Cristina Santos da Silva Programa de pós-graduação em educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru. http://orcid.org/0000-0002-8548-2453
  • Luciana Maria Lunardi Campos Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu. Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação. http://orcid.org/0000-0003-3258-0444

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.38725

Palavras-chave:

Ensino remoto, Ensino de Ciências, Educação Básica, Mercantilização da Educação

Resumo

O artigo objetivou analisar o posicionamento de professores/as da área de Ciências da Educação Básica perante afirmações relativas ao ensino remoto no contexto da pandemia do COVID-19. Os dados são provenientes de um questionário respondido pelos professores/as, em que concordaram ou discordaram de afirmações sobre a implantação do ensino remoto. Partimos do pressuposto que tais afirmações contém conceitos e ideais altamente valorizados na sociedade atual e apresentam uma retórica capaz de provocar adesão por parte dos professores. Os resultados indicam que a maior parte dos professores/as participantes discorda das afirmativas, possibilitando refletir sobre o significado disto.

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Biografia do Autor

Flávio Henrique Chaves Filho, Programa de pós-graduação em educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru.

Flávio Henrique Chaves Filho, doutorando no Programa de pós-graduação em educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru;

Mestre em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru;

Membro do grupo de pesquisa: "Formação e ação de professores de ciências e educadores ambientais";  link do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11001 ;

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/6603858690035948;

Link ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9826-6525;

chaves.filho@unesp.br



Hinan Tsai Sun, Programa de pós-graduação em educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru.

Hinan Tsai Sun, doutoranda no Programa de pós-graduação em educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru;

Mestre em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru;


Membro do grupo de pesquisa: "Formação e ação de professores de ciências e educadores ambientais";  link do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11001 ;

Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/2199234543455295 ;
Link ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9330-9493;

hinan.sun@unesp.br

Elaine Cristina Santos da Silva, Programa de pós-graduação em educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru.

Elaine Cristina Santos da Silva, doutoranda no Programa de pós-graduação em educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru;

Mestre em Química - Instituto de Química, UNESP/Araraquara;

Membro do grupo de pesquisa: "Formação e ação de professores de ciências e educadores ambientais";  link do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11001 ;

Link lattes: http://lattes.cnpq.br/2974058842619409;
Link ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8548-2453;


elainecss78@gmail.com

Luciana Maria Lunardi Campos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu. Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação.

Luciana Maria Lunardi Campos, Professora Assistente na Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu. Departamento de Ciências Humanas e Ciências da Nutrição e Alimentação;
Programa de pós-graduação em Educação para a Ciências, Faculdade de Ciências - UNESP/Bauru;

Doutora em Educação, Faculdade de Filosofia e Ciências - UNESP/Marília;

Líder do grupo de pesquisa: "Formação e ação de professores de ciências e educadores ambientais";  link do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/11001 ;

Link do lattes:  http://lattes.cnpq.br/2431034310174335 ;

Link do ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3258-0444 ;

luciana.lunardi-campos@unesp.br

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Publicado

2021-01-19

Como Citar

Chaves Filho, F. H., Sun, H. T., Santos da Silva, E. C., & Lunardi Campos, L. M. (2021). Discurso sedutor sobre o ensino remoto e professores e professoras de Ciências Naturais: adesão ou resistência?. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(3), 503–522. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i3.38725