Lenin — imperialismo, internacionalismo e revolução

Autores

  • Muniz Ferreira Departamento de História/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.38676

Palavras-chave:

Lenin, tradição marxista, revolução mundial

Resumo

O objetivo do texto é destacar a relevância e a riqueza da contribuição de Lenin à tradição marxista, manifestada no aprofundamento de determinadas elaborações do marxismo clássico, como as análises dos processos de produção, circulação e reprodução ampliada do capital, luta de classes e perspectiva da revolução proletária, ditadura do proletariado e estado no período da transição ao comunismo. Além disto, Lenin contribui para o enriquecimento do marxismo através da resolução e/ou formulação de novos problemas, como os relacionados ao desenvolvimento capitalista em zonas “periféricas”, a teoria da organização revolucionária e do partido de novo tipo e a articulação entre as revoluções proletárias e as lutas de libertação nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Muniz Ferreira, Departamento de História/UFRRJ

Professor Associado do Departamento de História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), campus Seropédica. Doutor em História Econômica (USP).

Referências

ANDREUCCI, Franco. “A questão colonial e o imperialismo”. In HOBSBAWN, Eric J. (org.) História do Marxismo – v. 4. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.

DEL ROIO, Marcos. “Lenin e a transição socialista”. Lutas & Resistências, Londrina. N 3, v.2, p. 67-82, 2º sem, 2007.

FERREIRA, Muniz. “Celebrar Outubro, problematizando”. In PINHEIRO, Milton (org.) Outubro e as experiências socialistas do século XX. Salvador: Quarteto, 2010.

GRUPPI, Luciano. O pensamento de Lênin. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Rio de Janeiro: Graal, 1979.

HO CHI MIN. “O caminho que me conduziu ao leninismo”, in Ho Chi Min – Escritos II (1954-1969). Lisboa: Edições Maria da Fonte, 1976.

LENIN, V.I. Obras Escogidas en Doce Tomos. Moscou, Editorial Progreso, 1977.

LENIN, V.I. “Duas tácticas da Social-democracia na Revolução Democrática”, in Obras Escolhidas, Moscou: Editorial Progreso – Lisboa: Edições Avante, 1977.

LENIN, V.I. El Estado y la Revolución, Moscou, Editorial Progreso, 1979.

LENIN, V.I. A Revolução Proletária e o Renegado Kaustsky. Tradução de Aristides Lobo. São Paulo: Livraria Editora de Ciências Humanas, 1979.

N’KRUMAH, K. Neocolonialismo Último Estágio do Imperialismo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1967.

NIKARONOV, Anatoli. Amilcar Cabral, Lisboa, Edições Sociais, 1975.

Downloads

Publicado

2020-10-15

Como Citar

Ferreira, M. (2020). Lenin — imperialismo, internacionalismo e revolução. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(2), 35–49. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.38676