Lenin — imperialismo, internacionalismo e revolução
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i2.38676Palavras-chave:
Lenin, tradição marxista, revolução mundialResumo
O objetivo do texto é destacar a relevância e a riqueza da contribuição de Lenin à tradição marxista, manifestada no aprofundamento de determinadas elaborações do marxismo clássico, como as análises dos processos de produção, circulação e reprodução ampliada do capital, luta de classes e perspectiva da revolução proletária, ditadura do proletariado e estado no período da transição ao comunismo. Além disto, Lenin contribui para o enriquecimento do marxismo através da resolução e/ou formulação de novos problemas, como os relacionados ao desenvolvimento capitalista em zonas “periféricas”, a teoria da organização revolucionária e do partido de novo tipo e a articulação entre as revoluções proletárias e as lutas de libertação nacional.Downloads
Referências
ANDREUCCI, Franco. “A questão colonial e o imperialismo”. In HOBSBAWN, Eric J. (org.) História do Marxismo – v. 4. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984.
DEL ROIO, Marcos. “Lenin e a transição socialista”. Lutas & Resistências, Londrina. N 3, v.2, p. 67-82, 2º sem, 2007.
FERREIRA, Muniz. “Celebrar Outubro, problematizando”. In PINHEIRO, Milton (org.) Outubro e as experiências socialistas do século XX. Salvador: Quarteto, 2010.
GRUPPI, Luciano. O pensamento de Lênin. Tradução de Carlos Nelson Coutinho, Rio de Janeiro: Graal, 1979.
HO CHI MIN. “O caminho que me conduziu ao leninismo”, in Ho Chi Min – Escritos II (1954-1969). Lisboa: Edições Maria da Fonte, 1976.
LENIN, V.I. Obras Escogidas en Doce Tomos. Moscou, Editorial Progreso, 1977.
LENIN, V.I. “Duas tácticas da Social-democracia na Revolução Democrática”, in Obras Escolhidas, Moscou: Editorial Progreso – Lisboa: Edições Avante, 1977.
LENIN, V.I. El Estado y la Revolución, Moscou, Editorial Progreso, 1979.
LENIN, V.I. A Revolução Proletária e o Renegado Kaustsky. Tradução de Aristides Lobo. São Paulo: Livraria Editora de Ciências Humanas, 1979.
N’KRUMAH, K. Neocolonialismo Último Estágio do Imperialismo. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 1967.
NIKARONOV, Anatoli. Amilcar Cabral, Lisboa, Edições Sociais, 1975.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autoras e autores que publicam na revista Germinal: marxismo e educação em debate concordam com os seguintes termos:
- Mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
- Têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).