O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital

Autores

  • Gislei José Scapin Universidade Federal de Santa Maria - UFSM http://orcid.org/0000-0002-6996-2158
  • Maristela da Silva Souza Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.38632

Palavras-chave:

Conhecimento, Educação Física, Linguagem, Capital,

Resumo

Este artigo tematiza o Conhecimento em Educação Física situado na área das Linguagens, buscando compreendê-lo como se apresenta, no atual momento histórico, para (re)produzir o capital. Para tanto, lançamos mão da filosofia marxista (MH-D) elaborando uma pesquisa Crítico-Dialética de base teórica, a partir da literatura específica e clássica da área, tendo como ponto de partida a Base Nacional Comum Curricular. Por fim, constatamos que o Conhecimento em Educação Física se apresenta como um processo de fetichismo da linguagem enquanto categoria teórico-filosófica que, em síntese, não representa uma força revolucionária para superar a estrutura produtiva atual, mas sim como força ideológica capitalista e neoliberal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislei José Scapin, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Mestre em Educação Física - UFSM;

Professor de Educação Física - SMEC Panambi-RS.

Maristela da Silva Souza, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Ciência do Movimento Humano;Professora do Departamento de Desportos Individuais - 
Universidade Federal de Santa Maria,

Referências

ALMEIDA, F. Q.; GOMES, I. M.; BRACHT, V. Epistemologia da Educação Física. – Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, Núcleo de Educação Aberta e a Distância, 2013.

ANTUNES, R. Coronavírus [recurso eletrônico]: o trabalho sob fogo cruzado. – 1. ed. – São Paulo: Boitempo, 2020.

ANTUNES, R.; PINTO, G. A. A Fábrica da Educação: da especialização taylorista à flexibilização toyotista. – São Paulo: Cortez, 2017.

BRACHT, Valter. Educação Física e Ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Editora Unijuí, 1999.

BRACHT, Valter. Educação Física no 1º grau: conhecimento e especificidade. Rev. Paul. Educ. Fis., São Paulo, supl.2, p. 23-28, 1996.

BRACHT, Valter. Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos. In: GOMES, I. M.; ALMEIDA, F. Q. de; VELOZO, E. L. (Org.). Epistemologia, ensino e crítica: desafios contemporâneos para a Educação Física. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2013. p. 19-30.

BRACHT, Valter Corporeidade, Cultura Corporal, Cultura de Movimento ou Cultura Corporal de Movimento? In: NÓBREGA, T. P (Org.). Epistemologia, saberes e práticas da educação física. – João Pessoa: Editora Universitária/UFBP, 2006. p. 97-106.

BRASIL .Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://download.basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 20 jan. 2020.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio/ Secretaria de Ensino Médio. Brasília: MEC/SEM, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/14_24.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020

CASTELLANI FILHO, Lino. Educação Física no Brasil: A história que não se conta. Campinas, SP: Papirus, 2008.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. 2ed. ver. São Paulo: Cortez, 2012.

D’ANCONA, M. Pós-verdade. -1.ed.- Barueri: Faro Editorial, 2018.

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. – Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

ESCOBAR, Michele Oliveira; TAFFAREL, Celi N. Z. A cultura corporal. In HERMIDA, Jorge Fernando (org.). Educação Física: conhecimento e saber escolar. João Pessoa: EDUFPB, 2009.

FREITAS, Luiz Carlos de. Uma Pós-Modernidade de Libertação: reconstruindo as esperanças. – Campinas, SP: Autores Associados, 2005.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva: um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FRIZZO, Giovanni. Objeto de Estudo da Educação Física: as concepções materialistas e idealistas na produção do conhecimento. Motrivivência. Florianópolis, SC, Ano XXV, Nº 40, P. 192-206 Jun./2013.

GHIRALDELLI Jr., P. Virada Linguística: um verbete. Filósofo da cidade de São Paulo, 2007. Disponível em: https://ghiraldelli.files.wordpress.com/2008/07/virada.pdf. Acesso em: 20 fev. 2020.

GONZÁLEZ, Fernando; FENSTERSEIFER, Paulo E. Entre o “não mais” e o “ainda não”: pensando saídas do não-lugar da EF escolar I. Cadernos de Formação RBCE, p. 9-24, ste., 2009.

KOPNIN, P. V. A Dialética como lógica e teoria do conhecimento. Rio de Janeiro, RJ: Civilização Brasileira, 1978.

KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. – 2ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.

KUENZER, A. Desafios teórico-metodológicos da relação trabalho-educação e o papel social da escola. In: FRIGOTTO, G. (org). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. – Petrópolis, RJ: Vozes, 1998.

LYOTARD, Jean-François. A condição Pós-Moderna. – 17ed. – Rio de Janeiro: José Olympio, 2018.

MARTINELI, Telma. A. et al. A educação física na BNCC: concepções e fundamentos políticos e pedagógicos. Motrivivência. Florianópolis, SC, V8, n. 48, p. 76-95, setembro, 2016.

MARTINS, L. M. O Desenvolvimento do Psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. – Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. – 4.reimp. – São Paulo: Boi Tempo, 2010.

MARX, K. Contribuição à crítica da economia politica. 2ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MÉSZÁROS, I. Educação Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.

MORSCHBACHER, Márcia. Formação de Professores: proposições para a formação para o trabalho científico na Licenciatura em Educação Física. Tese (Doutorado). Universidade Federal da Bahia. Faculdade de Educação. Salvador, 2016.

NEIRA, M. G.; SOUZA JUNIOR, M. A Educação Física na BNCC: procedimentos, concepções e efeitos. Motrivivência, Santa Catarina, v. 28, n. 48, p. 188-206, setembro/2016.

SÁNCHEZ GAMBOA, Silvio. O debate da pós-modernidade: as teorias do conhecimento em jogo. Filosofia e Educação (On-Line), Campinas, v. 2, n. 2, p. 74-98, mar. 2011. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/revistas/ged/rfe/article/view/2170/2039. Acesso em: 02 fev. 2020.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em educação: métodos e epistemologias. 2ed. Chapecó: Argos, 2012.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Reações ao giro linguístico: o resgate da ontologia ou do real, independente da consciência e da linguagem. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DO ESPORTE, 15., 2007, Recife. Anais... Recife: CBCE, 2007. Disponível em: http://www.cbce.org.br/upload/file/gttepistemologia/REA%C3%87%C3%95ES%20AO%20GIRO%20LINGU%C3%8DSTICO%20Silvio%20S%C3%A1nchez%20Gamboa.pdf. Acesso em: 15 fev. 2020.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11ªed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.

SOARES, Carmem L. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 5. ed. rev. – Campinas, SP: Autores Associados, 2012.

SOARES, Carmem. Educação Física Escolar: Conhecimento e especificidade. Rev. Paul. Educ. Fis., São Paulo, supl.2, p. 6-12, 1996.

SOUZA, Maristela. Esporte Escolar: possibilidade superadora no plano da cultura corporal. São Paulo: Ícone, 2009.

SOUZA, Maristela; RAMOS, Fabrício. Educação Física Escolar: a necessidade de tensão permanente entre a escola e a sociedade. In KUNZ, Elenor. (org). Didática da Educação Física 4: Educação Física e Esportes na escola. Ijuí: Ed. Unijuí, 2016.

TAFFAREL, Celi. Coletivo de Autores: a cultura corporal em questão. In: COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 156-165.

TAFFAREL, Celi.; ALBUQUERQUE, Joelma. Epistemologia e teorias do conhecimento em educação e educação física: reações aos pós-modernismos. – Revista Digital do Paideia. Vol.2, num.2, 2011.

TAFFAREL, Celi.. Conhecimento e Capitalismo: os motivos pelos quais queremos fazer ciência. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA. S (Orgs). Produção do conhecimento na Educação Física: balanços, debates e perspectivas. – Maceió: EDUFAL, 2015.

TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JUNIOR, C. L. Desafios para a Educação Física/Ciência do Esporte: a necessidade de uma nova síntese. In: CHAVES-GAMBOA, M.; SÁNCHEZ GAMBOA. S (Orgs). Produção do conhecimento na Educação Física: balanços, debates e perspectivas. – Maceió: EDUFAL, 2015.

TONET, I. Modernidade, Pós-Modernidade e Razão. Arquivo Digital, 2006. Disponível em: http://ivotonet.xp3.biz/arquivos/MODERNIDADE_POS-MODERNIDADE_E_RAZAO.pdf. Acesso em: 9 mar. 2020.

Downloads

Publicado

2021-05-04

Como Citar

Scapin, G. J., & Souza, M. da S. (2021). O conhecimento em Educação Física na escola capitalista e suas contribuições à formação básica para o atual movimento de (re)produção do capital. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(1), 587–609. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i1.38632