Marxismo - a contribuição das mulheres

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.38455

Resumo

Neste Volume 12, N. 1 de Germinal, produzido em conjuntura adversa, convidamos para um diálogo a Professora Maria de Fátima Félix Rosar, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1975), a Professora cursou mestrado e doutorado na UNICAMP, e constituiu o primeiro grupo de pesquisadores que sob a orientação do Prof. Dermeval Saviani, em 1986, iria compor o Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil – O HISTEDBR. Desenvolveu sua tese de doutorado investigando a Globalização e Descentralização: o processo de desconstrução do sistema educacional brasileiro pela via da municipalização (1995) e em 1999 concentrou o estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento na Faculdade de Educação da USP. Sua produção anterior, resultante do mestrado, foi amplamente divulgada em livro publicado pela Cortez Editora e Autores Associados, Administração Escolar – um problema educativo ou empresarial. Lançado em 1984, na Conferência Brasileira de Educação, na cidade de Niterói, circulou em quatro edições, antecipando o debate sobre a tendência de subordinação da escola aos ditames da concepção empresarial. Em 2012, a Autores Associados divulgou uma reedição da obra. Atuou como docente nas Universidades Estadual do Maranhão, Federal do Maranhão e Estadual de Campinas. Atualmente, realiza pesquisas e integra a coordenação, no Maranhão, do Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR). O roteiro proposto – construído por Maria de Fátima Rodrigues Pereira e Elza Peixoto – busca obter, dentro do possível, um balanço da contribuição das mulheres ao debate marxista no Brasil, incluindo ai uma leitura do presente e das tendências que se delineiam.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Félix Rosar, Grupo HISTEDBR Maranhão

Doutorado em Filosofia e História da Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e estágio de pós-doutorado na área de política e financiamento da educação realizado na Faculdade de Educação da USP (1999). Atuou como docente na Universidade Estadual do Maranhão, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Estadual de Campinas.Atualmente, realiza pesquisas e coordena no Maranhão o Grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR) cuja coordenação geral encontra-se no Departamento de Filosofia e História da Educação da Universidade Estadual de Campinas. Professora Visitante Sênior da Universidade Estadual do Maranhão (início: 2016, término 2018).

Referências

MARX, Karl, ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. 1.ed. São Paulo: Expressão Popular, 2008.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977, p.24-25.

GUEDES, Moema de Castro. A presença feminina nos cursos universitários e nas pós-graduações: desconstruindo a idéia da universidade como espaço masculino. História, Ciências, Saúde – Manguinhos,Rio de Janeiro, v.15, supl., p.117-132,jun. 2008.

O Lúcido jogo do revés In: ÁVILA, Affonso. Código de Minas & Poesia anterior. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1969. p. 37-39. (Poesia hoje, 17. Série poetas brasileiros). Poema integrante da série Código de Minas.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Rosar, M. de F. F. (2020). Marxismo - a contribuição das mulheres. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 414–432. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.38455