A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.38264Palavras-chave:
Brincadeira/brincar, Criança e Infância, Educação Física.Resumo
Este artigo analisa como a brincadeira/brincar é problematizada e fundamentada na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a 2019. A partir da fundamentação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, foram analisados 18 artigos. Nestes, evidenciou-se duas tendências principais: uma abordando o desenvolvimento infantil com base na relação entre criança e sociedade e, outra, que compreende a criança como um ser livre e espontâneo. Concluiu-se que estas tendências fornecem diferentes diretrizes para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física: a primeira evidencia o papel fundamental do professor e do ensino e, a segunda, relativiza-os.Downloads
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