A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019

Autores

  • Marcos Natali Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Márcia Morschbacher Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.38264

Palavras-chave:

Brincadeira/brincar, Criança e Infância, Educação Física.

Resumo

Este artigo analisa como a brincadeira/brincar é problematizada e fundamentada na produção científica em periódicos ligados à Educação Física Escolar no período de 2014 a 2019. A partir da fundamentação da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica, foram analisados 18 artigos. Nestes, evidenciou-se duas tendências principais: uma abordando o desenvolvimento infantil com base na relação entre criança e sociedade e, outra, que compreende a criança como um ser livre e espontâneo. Concluiu-se que estas tendências fornecem diferentes diretrizes para a organização do trabalho pedagógico na Educação Física: a primeira evidencia o papel fundamental do professor e do ensino e, a segunda, relativiza-os.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Natali, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Graduado em Educação Física pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Márcia Morschbacher, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas, Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Maria, Especialista em Educação com Concentração em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste - SC e Licenciada em Educação Física pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste - SC. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer - LEPEL/FACED/UFBA. 

Referências

ARCE, A. Interações ou brincadeiras? Afinal o que é mais importante na Educação Infantil? E o ensino como fica? In: ARCE, A. (Org.). Interações e brincadeiras na Educação Infantil. Campinas: Editora Alínea, 2013. p.17-39.

ARCE, A.; BALDAN, M. Vamos brincar de faz de contas? A brincadeira de papéis sociais e a importância da interação do professor. In: ARCE, A. (Org.). Interações e brincadeiras na Educação Infantil. Campinas: Editora Alínea, 2013. p.93-111.

BARBOSA, R. F. M.; MARTINS, R. L. D. R.; MELLO, A. S. Brincadeiras lúdico-agressivas: tensões e possibilidades no cotidiano na educação infantil. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 1, p.159-170, jan./mar. 2017.

BURCKARDT, E. V.; COSTA, L. C.; KUNZ, E. As relações do brinquedo industrializado com o brincar e se-movimentar: uma reflexão na Educação Física. Motrivivência, Florianópolis, v. 30, n. 54, p.278-294, jul./2018.

CASTRO, F. B.; KUNZ, E. O controle da subjetividade e das experiências corporais sensíveis: implicações para o brincar e se-movimentar da criança. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p.44-57, set. 2015.

CHICON, J. F. et al. Brincando e aprendendo: aspectos relacionais da criança com autismo. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 41, n. 2, p.169-175, abr./jun. 2018.

CHICON, J. F. et al. Educação física e inclusão: a mediação pedagógica do professor na brinquedoteca. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, p.279-292, jan./mar. 2015.

CHICON, J. F. et al. A brincadeira de faz de conta com crianças autistas. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 2, p.581-592, abr./jun. 2018.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FREITAS, M. V.; STIGGER, M. P. As brincadeiras nas aulas de Educação Física e seus significados para as crianças. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p.74-83, set. 2015.

GOMES, R. A análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994. p.67-78.

GONÇALVES, D. M. O.; SILVA, P. N. G.; ANDRADE, F. C. B. No princípio é o ludens: integração do self do bebê através do brincar em creche. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 2, p.617-632, abr./jun. 2017.

LEITE, L. G.; FEIJÓ, J. P.; CHIÉS, P. V. Qual o gênero do brincar? Aprendendo a ser “menino”... Aprendendo a ser “menina”. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 47, p.210-225, mai. 2016.

LEONTIEV, A. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte, 1978.

PASQUALINI, J. C. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da Escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. In: MARSIGLIA, A. C. G. (Org.). Infância e pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013. p.71-97.

PINHEIRO, M. F. G.; GOMES C. L. Abordagens do brincar em cursos de graduação na área da saúde: educação física, fisioterapia e terapia ocupacional. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p.555-566, abr./jun. 2016.

RODRIGUES, R. A educação infantil e os (im)possíveis enlaces no campo escolar: os enredos na passagem entre o brincar, o aprender e o educar. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 45, p.102-112, set. 2015.

SÁ, M. G. C. S.; SIQUARA, Z. O.; CHICON, J. F. Representação simbólica e linguagem de uma criança com autismo no ato de brincar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Porto Alegre, v. 37, n. 4, p.355-361, dez. 2015.

SAMPAIO, J. O. et al. A prática corporal como expressão da imaginação da criança na brincadeira: uma perspectiva da psicologia histórico-cultural. Movimento, Porto Alegre, v. 23, n. 4, p.1447-1458, out./dez. 2017.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2012.

SILVA, T. F.; ALMEIDA, F. S.; SOUZA, N. P. Dançar e brincar: uma experiência de balé com crianças pequenas. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, p.1-12, 2019.

SIMON, H. S.; KUNZ, E. O brincar como diálogo/pergunta e não como resposta à prática pedagógica. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p.375-394, jan./mar. 2014.

SOUZA, C. A.; DONADEL, T. B.; KUNZ, E. Sobre como tolhemos a curiosidade das crianças. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 51, p.192-204, jul. 2017.

SURDI, A. C.; MELO, J. P.; KUNZ, E. O brincar e o se-movimentar nas aulas de educação física infantil: realidades e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p.459-470, abr./jun. 2016.

VIEIRA, R. M.; ALTMANN, H. O brincar na educação infantil: aspectos de uma educação do corpo e de gênero. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p.143-155, jan./mar. 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-27

Como Citar

Natali, M., & Morschbacher, M. (2021). A brincadeira/brincar problematizada e fundamentada em períodicos científicos da educação física no período de 2014 a 2019. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 13(3), 324–337. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i3.38264