Investigações sobre o tema da prática: contribuições de José Barata-Moura para o debate da formação pré-profissional de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.38053

Palavras-chave:

Filosofia da educação. Ontologia. Materialismo. Prática. Formação de professores

Resumo

Este artigo apresenta resultados de estudos pós-doutorais relativos ao tema da prática na formação de professores, no sentido de um aprofundamento teórico. Nesta direção, expõe as análises empreendidas pelo filósofo português José Barata-Moura acerca das “ontologias da prática”. Tais estudos trazem à tona abordagens que, na tentativa de se afastarem do idealismo, sem realizar uma rigorosa crítica dos seus fundamentos, acabam por produzir teorizações recheadas de uma expectativa de posição da realidade pela prática. Finalizamos apontando as demandas abertas pela crítica aos idealismos da prática, entre estas, a revisão crítica dos fundamentos teóricos subjacentes às disciplinas que visam à preparação pré-profissional dos professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elza Margarida de Mendonça Peixoto, UFBA

Dra. em Educação. Editora da Revista Germinal: Marxismo e Educação em Debate. Coordenadora da Associação Brasileira de Educadores Marxistas

Referências

BARATA-MOURA, J. Ideologia e Prática. Lisboa: Caminho, 1978.

BARATA-MOURA, J. Da representação à “Práxis”. Lisboa: Caminho, 1986a.

BARATA-MOURA, J. Ontologias da “práxis” e idealismo. Lisboa: Caminho, 1986b.

BARATA-MOURA, J. Prática: para uma aclaração do seu sentido como categoria filosófica. Lisboa: Colibri, 1994.

BARATA-MOURA, J. As teses das “teses” – para um exercício de leitura. Lisboa: Editorial “Avante!”, 2018.

BARATA-MOURA, J. O outro Kant. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. Lisboa: UL, 2007.

SAVIANI, D. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 1987.

Downloads

Publicado

2020-08-16

Como Citar

Peixoto, E. M. de M. (2020). Investigações sobre o tema da prática: contribuições de José Barata-Moura para o debate da formação pré-profissional de professores. Germinal: Marxismo E educação Em Debate, 12(1), 228–243. https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.38053