Investigações sobre o tema da prática: contribuições de José Barata-Moura para o debate da formação pré-profissional de professores
DOI:
https://doi.org/10.9771/gmed.v12i1.38053Palavras-chave:
Filosofia da educação. Ontologia. Materialismo. Prática. Formação de professoresResumo
Este artigo apresenta resultados de estudos pós-doutorais relativos ao tema da prática na formação de professores, no sentido de um aprofundamento teórico. Nesta direção, expõe as análises empreendidas pelo filósofo português José Barata-Moura acerca das “ontologias da prática”. Tais estudos trazem à tona abordagens que, na tentativa de se afastarem do idealismo, sem realizar uma rigorosa crítica dos seus fundamentos, acabam por produzir teorizações recheadas de uma expectativa de posição da realidade pela prática. Finalizamos apontando as demandas abertas pela crítica aos idealismos da prática, entre estas, a revisão crítica dos fundamentos teóricos subjacentes às disciplinas que visam à preparação pré-profissional dos professores.Downloads
Referências
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